O grupo de estudantes ficou em primeiro em um concurso de pesquisa de âmbito nacional, realizado pela UFPR, Agência Espacial Brasileira e a Nasa (Agência Espacial Norte Americana).
Foto: Assessoria Câmara Municipal de Paranaguá

O vereador Nilo Monteiro (PP) fez uso da tribuna na sessão na Câmara Municipal de Paranaguá desta quinta-feira, 12, para homenagear os alunos do colégio estadual Bento Munhoz da Rocha em razão da premiação obtida, no final do ano passado, quando um grupo de estudantes ficou em primeiro em um concurso de pesquisa de âmbito nacional, realizado pela UFPR, Agência Espacial Brasileira e a Nasa (Agência Espacial Norte Americana).

Ao todo, oito alunos, coordenados pela professora Michelle Mendes, participaram dos estudos que comprovaram a relação do fertilizante no processo de aceleração da procriação do mosquito Aedes Aegypit. Na pesquisa, os alunos retiraram amostras de água com a larva do mosquito em três diferentes estágios. No primeiro, as larvas em água limpa; No segundo, a água contendo elementos da soja e, por terceiro, as larvas retiradas da água com soja e fertilizante.

Nas amostras coletadas contendo água, soja e fertilizante percebeu-se que houve uma aceleração no processo ciclo do mosquito. "Eles se desenvolviam com muito mais rapidez, cerca de cinco dias e já estavam na fase adulta", explicou o diretor da instituição Everton Borges. Ou seja, a cidade de Paranaguá, em razão de sua característica portuária e de movimentação de cargas em grãos, tem mais chances de ter o mosquito em maior quantidade e um curto espaço de tempo.

O reconhecimento da identificação desta situação fez com que os alunos recebessem o prêmio, no valor de R$ 700,00 da Nasa no mês de novembro de 2017 (representantes americanos estiveram em Paranaguá para fazer a premiação). Como forma de também premiar os estudantes, o vereador Nilo, em seu discurso sobre o assunto, informou que uma empresa fará a compra de um microscópio para a instituição de ensino, de modo a potencializar as futuras pesquisas feitas pelos estudantes em outras áreas do conhecimento. "Há uma empresa que já se propôs a fazer a doação, por isso estamos ainda mais contentes pelo fato de sabermos que as pesquisas seguirão sendo motivo de interesse dos nossos alunos parnanguaras, os quais se mostraram capazes de vencer uma competição de nível nacional e com todos os protocolos exigidos pela Nasa", declarou o parlamentar.

Com informações da Assessoria Câmara Municipal de Paranaguá

Deixe o seu comentário