A cobertura do programa passará de 18% para 82% da população.

Estão sendo implantadas 33 equipes com a contratação de 270 profissionais iniciada nesta quinta-feira pelo prefeito Marcelo Roque. População beneficiada vai de 27.329 para 124.499 habitantes.

Estão sendo implantadas 33 equipes com a contratação de 270 profissionais iniciada nesta quinta-feira pelo prefeito Marcelo Roque. População beneficiada vai de 27.329 para 124.499 habitantes. PMP

A ampliação do número de equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) em Paranaguá, das atuais 8 para 33, vai permitir beneficiar um total de 124.499 habitantes, 82% da população. São mais 97.717 cidadãos contando com o programa, que visa, acima de tudo, a prevenção em saúde, com atendimento ao paciente em sua casa. 

O aumento se dá graças à contratação de 270 profissionais de saúde, iniciada pela Prefeitura de Paranaguá na tarde desta quinta-feira (18), em cerimônia com a presença do prefeito Marcelo Roque, o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, e várias outras autoridades. 

Atualmente são apenas 18% dos moradores de Paranaguá, totalizando 27.329 pessoas, que recebem assistência do ESF. Cada equipe multidisciplinar é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes de endemias e comunitários de saúde. 

As 8 equipes de ESF estão atuando nas unidades de saúde da Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), Vila do Povo, Jardim Araçá, Vila Guarani, Serraria do Rocha, Jardim Iguaçu, Alexandra e Vila Garcia. Com a ampliação das equipes também serão beneficiadas as unidades do CAIC, Vila Divinéia e Santos Dumont.

“Esse aumento do número de equipes e também da população assistida pelo ESF vai dar um salto de qualidade nunca visto na saúde de Paranaguá. Nosso trabalho agora é todo voltado à atenção primária, o que vai melhorar o restante do sistema de saúde como um todo”, assegurou o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira.

O ESF de Paranaguá passará a contar com duas equipes de saúde bucal, que atuarão nas regiões de Alexandra e Vila do Povo. Outra novidade é uma equipe itinerante, que percorrerá as ilhas e comunidades marítimas de Teixeira, Ponta de Ubá, Europinha, Piaçaguera, Amparo e São Miguel, além de Encantadas e Nova Brasília (Ilha do Mel). 

A coordenadora de Atenção Primária da Semsap, Mariana França, afirma que a ampliação do acesso de saúde à população propicia várias melhorias. “Teremos melhora na cobertura vacinal, nas mortalidades, nas internações e nas incapacidades. Como os cidadãos terão o acompanhamento freqüente das equipes de ESF em sua casa os resultados aparecerão”, assegura a coordenadora. 

Para o diretor médico da Semsap, José Antonio Ferreira Martins, o ESF é um modelo de atendimento à população incentivado pelo Governo Federal que busca a pessoa em sua localidade. “Isso traz um avanço grande, porque o médico não trata só de um número, mas da pessoa, da família do cidadão. Além do mais, facilita para acompanhar as visitas nas casas, para acompanhar as gestantes, as crianças, os idosos, pacientes com doenças crônicas”, completou o diretor.


SECOM

Deixe o seu comentário