Paranaguá sedia esta edição reunindo atletas de todo o Litoral do Paraná
Foto: Vinícius Araújo- SEET

As provas de corrida, lançamentos e saltos protagonizaram o sábado de sol em Paranaguá (19). A programação do atletismo teve início com as provas de salto em distância e corrida para alunos com deficiência (ACD),e os representantes da Escola Maria Nelly Picanço, de Paranaguá, emocionaram o público presente no Estádio, incluindo seus pais, que acompanharam atentamente a performance dos filhos nas pistas.

Entre eles estava o aluno Luis Alberto dos Santos Signori, que teve a honra de conquistar a primeira medalha de ouro dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) na prova do salto em distância. “Eu me sinto feliz”, disse ele, que já pode ser considerado um dos destaques da regional, afinal poucos minutos depois também conquistou mais duas medalhas douradas, desta vez, nos 75 e 250 metros rasos. “Treino todos os dias em casa e também com meu professor, que é muito legal”, completou o medalhista.

“É primordial trazer estas crianças para o esporte, e é fundamental para o processo de inclusão deles poder estar aqui participando deste evento. Não há nada como o esporte para fazer esta integração!” afirmou o professor Cauê Cristiano Vieira, satisfeito com a experiência vivida por seus alunos.

“O esporte e a própria educação física servem como uma base para que eles se desenvolvam de uma melhor maneira dentro de sala de aula. É um conteúdo muito importante, pois além de trabalhar valores emocionais, como liderança, motivação, atenção e concentração, a gente também consegue trabalhar a aglutinação de outros conteúdos”, disse Cauê, que há 3 anos se dedica ao ensino de alunos com deficiência.

Enquanto as provas de salto e arremesso de peso, nas categorias A e B, foram concluídas ainda na parte da manhã, as provas de pista foram realizadas, quase que em sua totalidade no período da tarde. As equipes dos Colégios Estaduais Helio Antônio de Souza, de Pontal do Paraná, e Zilda Arns Neumann, de Guaratuba fizeram bonito, conquistando, respectivamente, o topo da classificação final nas categorias Feminino B e Masculino A.

Já os grandes destaques do dia foram alunos de outro município histórico do Litoral paranaense, já que a força das escolas antoninenses no Atletismo ficou muito clara. O Colégio Estadual Moyses Lupion se classificou em primeiro lugar na categoria Feminino A, enquanto a Escola Estadual Althair Gonçalves venceu no Masculino B. Somando 6 atletas do “Moyses”, 7 do “Althair”, e mais 3 do Colégio Estadual Hiram Rolim, já são 16 alunos antoninenses garantidos na fase macrorregional dos JEPS.

Paranaguá

A cidade de Paranaguá foi representada por Felipe Zamboni da Rosa, do Colégio de Campo Felipe Valentim que participou da prova de 800 metros, por Luna Vitória Mendes, também da Escola de Campo Felipe Valentim que ficou na 4a colocação na prova de 75 metros e 2o lugar na prova de 250 metros, por Giovana Cristina da Silva, do mesmo colégio que ficou com a 3a colocação nesta prova de 250 metros, por Gustavo Nunes, do Colégio Mobi Dick que conquistou o primeiro lugar na prova de 1.000 metros e Kauã Valentim Agostinho, também do Colégio Valentim que ficou em terceiro lugar na prova de salto a distância, entre outros atletas.

A Secretaria Municipal de Esportes é responsável pelo transporte dos atletas e dos árbitros, alojamento dos árbitros, serviços de som e pelos locais dos jogos.

SECOM

Deixe o seu comentário