As unidades básicas de saúde na Gabriel de Lara e na Vila Santa Maria estarão abertas durante todo o dia
PMP

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, e atualmente empreende esforços para manter o certificado, interromper a transmissão dos surtos e impedir que se estabeleça a transmissão sustentada. Para ser considerada transmissão sustentada, seria preciso a ocorrência do mesmo surto por mais de 12 meses.

Contudo, em 2017, casos de sarampo em venezuelanos que entraram no Estado de Roraima foram confirmados, ocasionando um surto da doença naquela região, com ampliação de casos da doença para Manaus em 2018. O Ministério da Saúde permanece monitorando a situação do sarampo em todo o país, especialmente em Roraima e no Amazonas, e as medidas de controle e prevenção já estão sendo realizadas.

Em todo o país, uma campanha de vacinação busca impedir que a doença volte a se espalhar e causa sequelas e até morte de crianças e adultos. Para isso, é imprescindível a imunização por meio de esquema vacinal. A campanha que prossegue até 31 de agosto, contará com o Dia D neste sábado, 18. Em Paranaguá, a aplicação da vacina estará, nessa data, concentrada em duas Unidades Básicas de Saúde, na Gabriel de Lara e a localizada na Vila Santa Maria. “Precisamos que as pessoas se conscientizem e tragam suas crianças para serem imunizadas”, alerta o secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira. 

Para animar os pequenos, o Dia D de Vacinação contará com o Zé e a Maria Gotinha. A meta é vacinar no mínimo 95% dessas crianças. Vacinar indiscriminadamente contra a poliomielite e o sarampo as crianças de um a quatro anos de idade, contribuindo para a redução do risco de reintrodução do poliovirus selvagem, sarampo e rubéola.

Nos demais dias da campanha em Paranaguá, a vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde durante o dia e, nas unidades que contam com horário estendido, também haverá a possibilidade de vacinação. As unidades que tem horário estendido, das 18h às 23h são as localizadas na Serraria do Rocha, Gabriel de Lara, Rodrigo Gomes (Ilha dos Valadares), Alexandra, Jardim Iguaçu, Vila Garcia e o “Branquinho”, na Vila Divineia.

Dados vacinais

Confira os dados vacinais registrados até a manhã desta terça-feira, 14:

Poliomielite

Doses aplicadas – 1.135

População – 8.893

Cobertura vacinal – 12,76

Sarampo

Doses aplicadas – 1.112

População – 8.893

Cobertura vacinal – 12,50

SECOM

Deixe o seu comentário