Atletas trouxeram medalha de ouro e bronze na modalidade da bocha adaptada e ouro e prata no atletismo
PMP

Na tarde da última sexta-feira (13), foram conhecidos os campeões da fase final B da bocha adaptada dos Jogos Escolares do Paraná. A modalidade, que reuniu 17 participantes em dois dias de disputas, é considerada uma das mais emocionantes no cenário desportivo dos JEPS pois, voltadas para crianças com diferentes graus de paralisia cerebral, os alunos atletas e familiares são exemplos de que o esporte transforma a vida das pessoas.

Paranaguá foi representada pelos atletas e alunos da Escola de Educação Especial 'Maria Nelly Picanço', Ronaldo Melo Pereira, Yasmin Vitória Silva na bocha adaptada e Huama de Freitas no atletismo com deficiência (ACD). Os três são alunos e participam do projeto em parceria da APAE com a Associação Paraolímpica de Paranaguá com o mini atletismo na escola e bocha paralímpica.

Na categoria atleta com deficiência (ACD) no atletismo, a aluna Huama de Freitas categoria T37 conquistou o ouro nos 250 metros e a medalha de prata nos 75 metros. 

Pela classe BC2 da bocha, o terceiro lugar ficou com Ronaldo de Melo Pereira, da Escola Especial Maria Nelly Picanço, de Paranaguá. Silmara França, professora do medalhista de bronze, explicou que o resultado pode ser um incentivo para a modalidade na região do Litoral do Paraná. “O resultado desses jogos pode abrir novos caminhos para a bocha”. 

A Yasmim é a mais nova na equipe de bocha iniciou seus treinos neste ano e sua primeira participação foi nos jogos Escolares do Paraná Fase final em Apucarana que ocorreu no último final de semana. Sua próxima competição será no regional Sul de Bocha em Santa Catarina e em seguida nas Paraolimpíadas escolares em São Paulo.

Pelas categorias A e B, cinco alunos-atletas foram medalhistas e devem participar das Paraolimpíadas Escolares: Isadora Ribeiro (BC1-A), Lucca Nicolau Zanluchi (BC1-B), Renan Ferreira Batista (BC2 - A), Yasmim da Silva (BC2 – B) de Paranaguá e Gabriel Pereira (BC3 - B). 

Detalhe, que a Yasmin Silva também é de Paranaguá. O coordenador da modalidade, Darlan França Junior, explica que é a primeira vez que tantos atletas paranaenses são levados para a outra fase da competição, o que significa um avanço no cenário da bocha paradesportiva no Estado: “A gente conseguiu ver a evolução técnica dos atletas, isso demonstra o quanto a bocha está evoluindo; e o fato de a gente estar levando 5 atletas para as paralimpíadas escolares é muito bom. Ainda temos muito o que acrescentar, a desenvolver e a trabalhar, mas estamos no caminho”, disse. 

Esta foi a 65ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) que movimentou a cidade de Apucarana. Paranaguá foi representada pelos atletas que são treinados pela técnica Silmara França que é responsável pela Associação Paralímpica de Paranaguá. A Associação é contemplada com recursos da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Sespor).

Os 290 municípios presentes foram representados por 593 escolas, sendo 410 estaduais, 177 particulares, cinco municipais e uma federal, totalizando 5,7 mil pessoas, entre atletas de escolas públicas e particulares, dirigentes das equipes, membros da organização e arbitragem.

Os 65º Jogos Escolares do Paraná (65º JEPs), como parte dos Jogos Oficiais do Paraná, são organizados pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Núcleos Regionais de Educação (NREs) e Escritórios Regionais de Esporte (EREs), com apoio das prefeituras e entidades de administração do desporto do Estado.

SECOM

Deixe o seu comentário