Visando eliminar os focos do mosquito, na manhã desta quinta-feira (5), a prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Saúde e prevenção realizou o lançamento dos mutirões de conscientização e combate contra a dengue
Foto: Nosso Paraná

Em 2016 a cidade de Paranaguá sofreu com a epidemia de dengue. Ao todo foram 29 mortes na cidade e 1 em antonina, totalizando 50% das mortes em todo o paraná. Para minimizar o mosquito, a melhor medida é sempre verificar se não existem focos nas residências, terrenos, calhas, entre outros locais. Visando eliminar os focos do mosquito, na manhã desta quinta-feira (5), a prefeitura de Paranaguá por meio da secretaria municipal de saúde e prevenção realizou o lançamento dos mutirões de conscientização e combate contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. As ações irão acontecer durante todo o mês de outubro, todas as terças e quintas. “Um efetivo de cerca de 300 pessoas percorrerá todos os bairros e casas para que, mais uma vez, estejamos apelando para a consciência da população para que não faça do Aedes aegypti um animal de estimação” ressaltou o secretário municipal de saúde, Paulo Henrique de Oliveira.


Publicidade


Foto: Nosso Paraná

A solenidade ocorreu na praça Duque de Caxias, onde o mutirão teve início, percorrendo também o bairro Bockmann. Agentes de endemias, secretários municipais, superintendentes e cargos comissionados, seguiram em equipes até as casas, alertando os moradores e notificando locais com focos do mosquito. Quem não regularizar no prazo de 24 horas, será multado.

“O combate à dengue é uma obrigação de todos nós! É de fundamental importância levar aos bairros a conscientização da manutenção dos quintais, casas, terrenos; importante o ponta pé inicial de conscientização”, comentou o vice-prefeito Arnaldo Maranhão.

Adesivos foram confeccionados através de uma parceria com a SECOM – Secretaria Municipal de Comunicação e distribuídos no trajeto para reforçar a conscientização dos moradores.

Além disso, “as Praças de Bolso diminuíram os lixões pela cidade. Para muitos é para embelezar o local, mas para nós não! É pra ter a consciência de que não se façam mais os lixões” destacou o prefeito Marcelo Roque.

Nesta sexta-feira (6), o mutirão passará pelos bairros Campo Grande, Leblon e Jardim Alvorada. Toda a cidade será beneficiada com as ações de combate à dengue.

Augusto Cezar / Nosso Paraná

Deixe o seu comentário