Secretarias municipais e Fumcul se reuniram com Aciap na sala de reuniões na Prefeitura e traçaram primeiros passos conjuntos para série de eventos natalinos em Paranaguá.

Na tarde desta segunda-feira (24), a Prefeitura de Paranaguá, visando a realização de uma programação especial de natal no município, através dos secretários municipais de Urbanismo, Marcos Furuzawa, de Meio Ambiente, Adriana Albini, de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Silvio Bezerra Geraldo, de Segurança, Noeli de Fátima Ávila, e a presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), Olga de Maria e Castro, promoveu uma reunião com o presidente da Câmara Setorial do Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciap), Anwar Hamud, bem como com Denis Orcioli, comerciante e representante da Aciap. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Palácio São José e estabeleceu o primeiro diálogo entre setor comercial e administração municipal para diversos eventos envolvendo a festividade, programação que será iniciada no próximo mês.

"Há uma coesão das secretariais municipais para iniciarmos um projeto inédito em Paranaguá, com a realização de um natal especial, com ornamentação ampla da Praça dos Leões, que será o centro natalino do município, bem como será realizada a colocação de luzes natalinas no Palácio São José e em outros prédios públicos. Estamos planejando um concurso com comerciantes e moradores, para eleição das vitrines e casas mais bonitas do natal, algo que vai envolver a população de Paranaguá que deverá incorporar o espírito natalino", afirma o prefeito Edison Kersten.

Uma força-tarefa das secretarias municipais já obteve parcerias para arrecadação de materiais com empresas, incluindo dezenas de sacos de cimento, entre outros produtos, possibilitando a ornamentação e manutenção da Praça dos Leões, bem como de ruas do centro histórico. A Fumcul realizará uma programação intensa com inúmeros autos de natal e programações artísticas variadas, onde o centro das atividades será a Praça dos Leões, sendo que também estão programadas atividades no Clube Literário, entre outros locais do centro de Paranaguá. 

De acordo com o prefeito Edison, toda a estrutura municipal está empenhada na realização do evento, sendo que um dos objetivos é angariar parcerias com empresas de Paranaguá e comércio local, demonstrando a viabilidade do projeto, com valores e materiais necessários para a ornamentação das praças e vias. "Neste diálogo dos secretários municipais com a Aciap estabelecemos uma parceria positiva, algo que sempre ocorreu na nossa administração, visto que a associação sempre foi focada nos benefícios para o setor comercial e para a sociedade de Paranaguá", completa. 

De acordo com as secretarias municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e de Meio Ambiente (Semma), será realizada uma revitalização na Rua da Praia, em ruas centrais e nas praças do centro histórico, com limpeza, manutenção e jardinagem. "Além disso, reforçaremos a segurança em todo o centro histórico por meio da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), beneficiando os comerciantes e consumidores, garantindo um ambiente seguro aos munícipes", ressalta o prefeito. 

Segundo o presidente da Câmara Setorial do Comércio Varejista da Aciap, Anwar Hamud, em dezembro a Aciap deverá iniciar a sua promoção de natal, bem como planejando um horário ampliado de atendimento dos comerciantes aos clientes, envolvendo sorteio de veículos, motos e produtos eletrônicos, sendo que a campanha do município deverá somar esforços em prol do comércio local e dos cidadãos. Ele ainda complementou que deverá destinar dias específicos para apresentação dos carros e produtos que serão sorteados pela Aciap em eventos realizados pelo município. A Aciap enviará um documento formalizando a parceria e ressaltando as ações conjuntas nos próximos meses junto ao município. 

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi  (PMP)

Deixe o seu comentário