Só na UPA são sete clínicos gerais e três pediatras atendendo 24 horas por dia, além dos 33 médicos do Estratégia Saúde da Família
PMP

Os cidadãos de Paranaguá contam com mais 40 médicos contratados e atuando nas Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após licitação realizada.

A ação faz parte de uma série de intervenções no setor de saúde promovidas pela atual gestão. São sete novos clínicos gerais e três pediatras atendendo na UPA, 24 horas por dia.

De segunda a sexta-feira ainda há mais três médicos atendendo na Unidade Básica da Serraria do Rocha, três no Jardim Iguaçu e o número de médicos ainda se repete na UBS do Banguzinho e da Vila Guarani.

São mais dois médicos em cada unidade da Vila do Povo, Jardim Araçá e Santos Dumont. E nas unidades do centro, das Encantadas e em Nova Brasília, na Ilha do Mel, há um médico contratado nesta nova fase para atendimento à população. E ainda há dois plantonistas atendendo na Unidade Básica Rodrigo Gomes, na Ilha dos Valadares, que fica aberta 24h.

A Prefeitura de Paranaguá implantou, desde o ano passado, o horário estendido em alguns postos de saúde com atendimento das 18h às 23h. Para garantir este atendimento foram contratados, por processo licitatório, 10 médicos ficando dois clínicos atendendo em cada unidade onde há horário estendido como Serraria do Rocha, Jardim Iguaçu, Ilha dos Valadares, no Centro, na Vila Divineia e na Vila Guarani.

E outro médico ainda foi contratado para atender no posto de saúde de Encantadas, aos sábados.

Quadro geral

A contratação destes novos profissionais soma-se ao trabalho realizado por médicos que já faziam parte do quadro. Os médicos cubanos atendem nas unidades da Serraria do Rocha, de Alexandra e da Vila Garcia.

Os demais reforçam os postos em outros bairros e estruturas de saúde como a UBS Branquinho, o Hospital João Paulo II, o Centro de Apoio Psicossocial (CAPs) e demais serviços de assistência à saúde.

Os 40 novos médicos somam-se ainda ao ginecologista que atende na unidade Saúde da Mulher e aos 33 médicos que atuam na atenção primária, ou seja, no programa Estratégia Saúde da Família.

São médicos que, juntamente, com técnicos em enfermagem, fazem visitas domiciliares a pessoas acamadas e sem condições de sair de casa para garantir atendimento e que ainda atuam nos postos de saúde.

Saúde é coisa séria e, sempre um desafio para a administração de qualquer cidade. Em Paranaguá não é diferente. Depois de pegar prédios públicos totalmente destruídos, como foi o caso do antigo CME, a Prefeitura de Paranaguá começou um trabalho difícil de organizar a saúde pública.

Está reformando as unidades de saúde, investiu na compra de novos veículos para atender as equipes do programa Estratégia Saúde da Família, implantou horários estendidos com unidades de saúde abertas das 18h às 23h, implantou nova sala odontológica na Vila do Povo, sala de curativos na Vila Divineia e está com novas três novas frentes de trabalho com postos sendo construídos em diferentes regiões da cidade.

SECOM

Deixe o seu comentário