Meta é vacinar 21 mil pessoas na cidade. Campanha seguirá até 28 de abril. Doses estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde.

Começa no dia 20 de março a quarta etapa da vacinação contra a dengue em Paranaguá. A campanha, definida pelo Governo do Estado, segue até 28 de abril. A aplicação da terceira dose estará disponível em todas as unidades básicas de saúde. A meta é imunizar um total de 21 mil pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) já está se preparando para realizar a vacinação. A primeira etapa da vacinação foi realizada em 2016. Duas outras ocorreram no decorrer do ano passado, embora a adesão do público alvo (pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias) tenha sido bem abaixo do esperado. 

O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, destaca que a vacina é uma medida eficaz de prevenção contra a dengue e pede que a população continue se imunizando. “Pedimos para que as pessoas que já tomaram a segunda dose retornem aos postos de saúde para fechar o esquema vacinal, pois só assim a eficácia será completa. Não queremos mais que Paranaguá tenha um episódio tão triste como o registrado em 2016, com uma epidemia que resultou na morte de 30 pessoas e milhares de infectados pela doença”, declarou o secretário. 

Além da vacinação a Secretaria Municipal de Saúde e outras pastas da Prefeitura de Paranaguá estão envolvidas também em várias frentes para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. São ações de remoção mecânica de criadouros do mosquito, combatendo assim as larvas, e a aplicação de inseticida, com bomba costal, pelos próprios agentes de endemias, e ainda com os carros de fumacê, encaminhados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, atendendo solicitação do prefeito Marcelo Roque.

TERCEIRA ETAPA

Somente 7.517 pessoas foram imunizadas com a segunda dose da vacina contra a dengue, registrando 32,21% da meta estabelecida. Para a terceira o índice foi melhor, com 28.977 doses aplicadas, com um total de 70,10% da meta. Os dados são do Departamento de Epidemiologia da Semsap, que apontaram que 36.494 pessoas foram imunizadas.

Deixe o seu comentário