24/07/2019

O título do texto é um verso das Escrituras Sagradas, escrita pelo apóstolo Paulo direcionado aos cristãos que viviam em Roma, após 50 anos d.C.: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra”. Estas palavras formam Romanos 13.7, iniciando com uma ordem ‘daí’ e encerra-se com ‘a quem honra, honra’.

Hoje, precisamos por a ordenança em prática e honrar uma pessoa especial, o pastor José Alves da Silva, que de um jogador de futebol semiprofissional tornou-se o presidente da renomada Igreja Evangélica Assembleia de Deus do campo de Paranaguá.

Natural de Riacho de Santana, na Bahia, teve uma vida admirável. Foi jogador de futebol, foi aprovado no vestibular de Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mas ambos foram deixados de lado para dedicar-se à Bíblia e ao Ministério Pastoral.

Formou-se em Pedagogia, fez pós-graduação em Didática do Ensino Superior e Metodologia Científica. Depois, Teologia, Didática do Ensino Superior e Metodologia, Ciência da Religião e especializou-se em Educação. Em seguida, recebeu dois títulos, o de doutor em Ciências Religiosas e doutor em Divindade.

Pastor José pastoreou muitas igrejas no Norte do Paraná, participou da direção da igreja como vice-presidente, em todos os seus chamados, destaca-se o evangelismo e seu amor pelas almas. 

Em 1990, recebeu o chamado para ser presidente da Assembleia de Deus de Paranaguá, e seu foco no evangelismo continuou, a igreja cresceu e teve como lema: um lugar de adoração em cada bairro da cidade. Hoje, Paranaguá tem 55 congregações, 8 mil membros, 500 obreiros. Somente um homem visionário e fiel aos ensinamentos de Cristo é capaz de chegar aonde o pastor José chegou.

Escreveu livros; foi presidente da Convenção da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Estado do Paraná, para o biênio 2004/05; e participou de muitos cargos na Convenção Geral da Assembleia de Deus do Brasil.

Sua dedicação pela evangelização ultrapassou fronteiras, foi vice-presidente da Escuela Teológica Extensiva Siloé – Peniel, em Assunção, no Paraguai, como também apoiou um projeto missionário em Guiné-Bissau, desde 2008, no continente africano.  Viajou por 27 países levando a mensagem em seminários e escolas bíblicas.

Recebeu títulos de Cidadão Honorário nas cidades de Mauá da Serra e Paranaguá, Voto de Louvor pela Câmara de Vereadores de Curitiba, Honra ao Mérito pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, e Membro Vitalício na Academia Brasileira de Letras e Oradores Evangélicos.

Pastor José foi uma referência para muitas gerações, seu legado de vida, amor ao evangelismo, cuidado com a obra de Deus. Um exemplo a ser seguido.

Um abraço fraterno a sua esposa, irmã Nadir, sua filha, prof. Selma, aos seus filhos, pastores Emerson e  Elton, também aos genros, noras e netos, e a família assembleiana de Paranaguá.

Fonte: http://www.adparanagua.com.br/pr-jose-alves-da-silva/biografia-do-pr-jose-alves-da-silva/, pesquisa realizada em: 21/07/2019.


Leandro Mendes
www.facebook.com/leandro.mendes.79219

A publicação deste colunista não reflete, necessariamente, a opinião do portal Nosso Paraná.




Deixe o seu comentário