12/06/2019

Todas as pessoas precisam de um amigo para confiar, contar segredos, abrir o coração, ou, simplesmente, para te ouvir.

Lembro que os primeiros amigos estão em casa: pai e mãe. Eles são responsáveis pela educação da criança, pelo desenvolvimento humano, físico, intelectual e espiritual. 

Os pais precisam ser os principais motivadores, os melhores conselheiros, devem estar prontos para ouvir seus filhos.

Triste informar que a maioria dos lares brasileiros estão desestruturados. Os filhos não têm mais a casa como referência e outras pessoas tiveram que assumir este papel, os professores.

A educação teve que mudar com o passar dos anos para receber alunos com dificuldades devido à falta de acompanhamento na formação do saber e do caráter.

Ao longo do tempo, novas pessoas tornaram-se referência às crianças: os professores. 

A escola teve que assumir um papel que não é seu para que o discente tenha novas oportunidades. Além de alfabetizar, ensinar os números e o mundo, agora, a instituição de ensino teve que ensinar os valores morais e éticos, pois assuntos considerados tabus foram omitidos e negligenciados por quem não deveria.

O professor tornou-se educador, assumiu novas funções. Hoje, tem que fazer o que muitos pais não fazem em casa.

Ele tem que ensinar a distinguir o certo do errado, o moral do imoral. Falar do respeito e da liberdade, e que um está ao lado do outro e, que o diferente (seja por religião, raça, deficiência, idade, orientação sexual, visão política) não é pior, nem merece represálias, ele precisa de que seus direitos sejam assegurados e respeitados.

Os docentes não são inimigos da sociedade, eles são agentes fundamentais para o crescimento de uma nação. São eles que levam conhecimento, que incentivam a pesquisa, que influenciam o aluno a seguir uma carreira de sucesso e promissora. São amigos dos seus filhos, eles ouvem, incentivam. Peças fundamentais para que os alunos cresçam, desenvolvam saberes e estejam preparados para uma vida de êxitos.

Família, vocês podem confiar nos professores.

Minha gratidão aos mestres com carinho.



Leandro Mendes
www.facebook.com/leandro.mendes.79219

A publicação deste colunista não reflete, necessariamente, a opinião do portal Nosso Paraná.


CURTA O NOSSO PARANÁ NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO INSTAGRAM
@nosso_pr

Deixe o seu comentário