Ambulatório para atendimento aos animais da população será em novo local
PMP

Iniciadas em abril e com expectativa de término para agosto, as obras de construção de um espaço para gatos, manutenção no local onde permanecem os cães e o novo ambulatório para atendimento de animais da população, estão caminhando em ritmo acelerado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

A melhoria está ocorrendo por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Paranaguá e a Concessionaria Ecovia Caminhos do Mar, na gestão Marcelo Roque. A obra consiste na construção de um espaço para gatos, com separação de fêmeas e machos, um “maternal” para os filhotes, ambiente para animais em tratamento de saúde, um novo ambulatório, além de melhorias no espaço destinado aos cães abrigados. 

Geórgia Frota Kravitz Pecini, diretora do Departamento de Proteção, Educação e Prevenção Ambiental destaca que este foi um passo muito importante para os cuidados aos animais que sofreram maus tratos e permanecem temporariamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Para nós é um passo muito importante, pois estamos sempre tentando ajudar os animais. Aumentar esse ambiente e trazer o ambulatório para um novo local, além de poder contar com um lugar exclusivo para gatos é muito melhor e uma grande conquista para a cidade”, avalia a profissional.

Após a entrega da obra, o ambulatório que hoje funciona ao lado do setor administrativo da secretaria, passará a funcionar em anexo ao espaço dos animais abrigados pela Semma. “Este será área para os animais, os que são trazidos pela população para consultas e os que estão abrigados pela Semma”, explica.

Será mantido o mesmo processo de atendimento: pela manhã, os trabalhos da equipe ficam concentrados nos animais abrigados e, no período da tarde, são atendidos pelos veterinários da Semma, aqueles trazidos pela população para consultas. “São dez senhas distribuídas por dia para atendimento à população. Lembramos que realizamos o serviço ambulatorial para os animais trazidos pela população, não fazemos cirurgias”, observa a veterinária Marcela Budant Franco.

Hoje, mais de 40 cães e 50 gatos estão na Semma, em lar temporário. “Nossa intenção é realizar feiras de adoção, pois não contamos com canil ou gatil, ou seja, não há espaço para abrigar mais animais”, enfatiza a veterinária. Abandonar animais é crime e a pessoa que o faz, pode responder pela atitude e ser punida com as medidas legais. “Felizmente muitas pessoas nos procuram para adotar um animalzinho”, comemora. Para adotar um cão ou gato, o interessado pode entrar em contato com a Semma.

O novo espaço para gatos contará com telas de proteção, área coberta e solário. “Nosso trabalho como Secretaria de Meio Ambiente é dar suporte temporário a esses animais. Lembrando que não temos um canil ou hospital veterinário, mas estaremos, com essa obra, ofertando um espaço mais adequado para atendermos os cães e gatos e dar mais qualidade de vida a eles”, ressalta o secretário da pasta, Raphael Rolim de Moura.

“A população também conta com serviço veterinário ambulatorial com uma van veterinária por bairros de Paranaguá, além do atendimento na sede da secretaria que será melhorado com o novo espaço”, salienta o secretário. 

SECOM

Deixe o seu comentário