Construído no século XIX, importante edifício foi visitado pelo prefeito Marcelo Roque e autoridades neste sábado, 23
Camila Roque

Na manhã deste sábado, 23, diversas autoridades visitaram uma importante edificação para a cidade de Paranaguá. O Solar dos Guimarães, obra neoclássica, foi construído na segunda metade do século XIX pelo Visconde de Nácar e serviu de residência para sua família. Em seguida, o prédio quase chegou a abrigar a sede da Província do Paraná, mas o fato não chegou a acontecer. Além disso, o primeiro prefeito de Paranaguá, filho de Visconde de Nácar, João Guilherme Guimarães, morou na localidade. 

O imóvel pertence ao Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná desde 1979, tendo sido tombado Patrimônio Histórico Estadual, por meio do Decreto nº 17/90, de 22 de dezembro de 1990. Com o passar do tempo, o Solar dos Guimarães foi esquecido e acabou sendo acometido pela falta de cuidado. O prefeito Marcelo Roque juntamente com as demais autoridades, seguiram ao teatro Rachel Costa para a solenidade o tão esperado lançamento da restauração do casarão. 

Segundo o presidente do Sindicado dos Estivadores, João Lozano, a data é marcante não só para a família estivadora, mas também para a cidade mãe do Paraná. “Nos próximos dias iniciaremos a primeira etapa de revitalização do Solar dos Guimarães, que será pelo teto. Porém, a segunda etapa será a restruturação de todo o edifício. O apoio do prefeito Marcelo Roque está sendo fundamental neste momento. Com o restauro do Solar dos Guimarães será possível inclusive, fomentar o turismo da nossa cidade com mais um atrativo”, comentou. 

A obra de revitalização começa com recursos do Programa Estadual de Incentivo à Cultura do Estado (PROFICE), que capta verba de empresas que são devedoras do ICMS para o Governo do Estado. Na prática, ao invés do dinheiro ser aplicado nos cofres da Secretaria de Estado da Fazenda, pode-se beneficiar um projeto de cultura. A Lei Rouanet também será emprega na obra, por meio da captação do Imposto de Renda. 

O secretário interino da Cultura do Estado, Jader Alves comemorou a conquista, lembrando que a história do Paraná começa em Paranaguá. “Nós batalhamos muito para que PROFICE saísse do papel. Iniciativas como a do Sindicato dos Estivadores devem ser recorrentes, pois somente com o resgate da história poderemos avançar para o futuro”, lembrou. 


Publicidade


Já o prefeito Marcelo Roque parabenizou a conquista da Estiva, que beneficia toda a sociedade. “O pontapé inicial foi dado, e o restauro de um casarão tão importante para a história de Paranaguá vai começar. Nossa gestão conseguiu a tão esperada restauração da Estação Ferroviária, e durante os próximos anos lugares que ficaram esquecidos também serão resgatados. Com isto, vem à tona o nosso respeito a Paranaguá e sua bela história regada de belezas”, exclamou. 

O Sindicato dos Estivadores buscou apoio do Deputado Estadual, Luiz Cláudio Romanelli, que logo articulou a ajuda com os demais parlamentares e órgãos. “É ótimo notar a importância que os cidadãos depositam na história de Paranaguá. Quanto mais for investido, mais oportunidades de preservar a cultura teremos”, finalizou.

O presidente da Casa de Leis, o vereador Marquinhos Roque também comemorou o lançamento de revitalização do Solar dos Guimarães. “Estamos dando um importante passo. Isso demostra que estamos empenhados e trabalhando muito para que tenhamos o resgate da história de Paranaguá”, completou. 

SECOM

Deixe o seu comentário