Evento é realizado anualmente e abre espaço para categoria propor avanços junto ao Terminal
Encontro reuniu profissionais do setor e lideranças da TCP para alinhar soluções e melhorias operacionais. Foto: Divulgação/TCP

Na tarde da última terça-feira (29), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, realizou um seminário para despachantes aduaneiros que atuam no Terminal. O encontro, realizado anualmente, abre espaço para apresentar melhorias em processos e serviços, e oportuniza a proposição de novas soluções para a facilitar a atuação da categoria.

O evento, alusivo ao Dia do Despachante Aduaneiro, contou com a presença de lideranças da TCP dos setores de atendimento, comercial, gestão de fluxo, regulatório, TI e de logística, e do presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, Flavio Demetrio da Silva, e de mais de 20 representantes do segmento.

“Este espaço de diálogo que criamos com os despachantes representa um dos principais valores da TCP, que é a proximidade com nossos clientes e parceiros. Reconhecemos que esse tipo de interação nos permite melhorar continuamento a qualidade de nossos serviços e atendimento, por isso o evento vem acontecendo de forma regular todos os anos”, ressalta Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e atendimento da TCP.

Entre os exemplos de propostas apresentadas no ano anterior e que já tiveram resolução, estão a automatização na distribuição de grades no portal do cliente; e a automatização da ordem de embarque após o desembaraço da Declaração Única de Exportação (DUE).

Outras melhorias, como o sistema de acompanhamento em tempo real da situação de pedidos com visibilidade completa do processo de atendimento no Portal do Cliente, e a automatização do sistema para liberações automáticas para o novo processo de importação (DUIMP), também foram levantadas durante o evento, e estão em fase de implementação.

“A realização do seminário e a participação dos despachantes aduaneiros é de extrema importância para ampliarmos a sinergia entre o Terminal e a categoria. Os resultados positivos dessa parceria de longa data são claros e até mesmo colocam a TCP como pioneira na hora de disponibilizar soluções, como quando, a partir de uma solicitação dos despachantes, nos tornamos o único terminal portuário do sul do Brasil a disponibilizar o serviço de destruição de madeira”, comenta Guidolim.



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