De acordo com a secretária Vandecy Dutra, a tecnologia deve ser usada a serviço da educação
PMP

O Paraná é o único estado do Brasil com todos os seus municípios alcançados por redes de fibra óptica. Os dados são referentes ao ano de 2016 e foram compilados pela Gazeta do Povo com base nas informações divulgadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em abril. Em 2017, por meio do pregão presencial 034/2017, a Prefeitura de Paranaguá licitou uma empresa especializada para fornecer serviços contínuos de telecomunicações em 100% de fibra óptica. 

A aquisição promove a implantação de internet em unidades educacionais da rede municipal de ensino, atendendo os alunos e professores das 71 instituições, além dos 26 CMEI's. A fibra óptica é capaz de aprimorar o trabalho administrativo que já vem sendo desenvolvido nas escolas e melhora o trabalho pedagógico. Com isto, o acesso à pesquisa e informação nos momentos de hora atividade dentro da escola fica mais fácil. 

De acordo com a secretária de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra, a tecnologia auxilia na aprendizagem. “Estávamos aguardando tal integração, principalmente uma rede de fibra óptica de qualidade nas escolas”, comenta. Além da tecnologia, o acesso à informação e integração dos alunos ao universo virtual a implantação de uma rede de internet nas escolas e CMEI's atende, inclusive, a adaptação da Legislação Municipal, seguindo o Plano Municipal de Educação. 

Do sonho à realidade

O técnico em Web Design, Claudiomar Pinheiro da Silva comemora a novidade. “Há dez anos espera-se a mudança da internet ADSL para fibra ótica. As escolas recebiam 1 MEGA de velocidade e agora são promovidas a um salto de qualidade com a aquisição da fibra ótica em todas as unidades escolares e pela primeira vez os CMEI’s também irão ser contemplados com esse benefício” destaca.

A diretora do CMEI Paulo Freire, Tatiane Delfino Lobo que recebeu a internet em sua instituição, relata que este avanço era muito esperado por todas as profissionais de educação “A internet é necessária e facilita resolver com mais agilidade nossas necessidades do dia a dia como o trabalho pedagógico, a elaboração do plano de aula e serviços de informação do dia a dia”, explica.

“A SEMEDI está comprometida em oferecer uma educação de qualidade, seguindo as determinações do Prefeito Marcelo Roque. Em breve, mais profissionais devem se inserir na rede, por meio do Concurso Público. O futuro reserva integração tecnológica e acesso a novos saberes”, completa a secretária Vandecy Dutra. 

SECOM

Deixe o seu comentário