O talento e a determinação do jovem parnanguara Victor Hugo Voi Taborda, de 19 anos, brilharam em solo chileno. O atleta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025, integrando a equipe brasileira de vôlei sentado masculino.
Na grande final, realizada no último domingo (9), o Brasil enfrentou a Argentina e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 25/9 e 25/11, garantindo o lugar mais alto do pódio. A conquista encerrou a competição com chave de ouro para o país, que liderou o quadro geral de medalhas, somando 100 pódios — sendo 61 ouros, 29 pratas e 10 bronzes.
Victor faz parte da Associação de Voleibol Paralímpico do Litoral (AVPL), entidade que recebe apoio da Prefeitura de Paranaguá por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Shirley Marodin Marques, coordenadora técnica e fundadora AVPL, fez um balanço dos últimos resultados obtidos por Victor Hugo.
“O Brasil foi muito superior durante toda a partida e, por isso, o ouro veio. Com relação ao Victor, no ano passado, ele já obteve grande destaque, sendo consagrado como melhor atacante. Nosso desafio agora é recrutar novos talentos no ramo paraolímpico e que possam chegar tão longe como o Victor”, destacou Shirley.
Há quatro anos dedicado à modalidade, o jovem atleta é exemplo de perseverança e inspiração para a nova geração de paratletas do Litoral do Paraná.
“O esporte me ajudou a acreditar em mim. Minha mensagem para os jovens que enfrentam algum tipo de deficiência é não desistir, se esforçar ao máximo todos os dias e sempre pensar que as dificuldades passam, são fases que fortalecem a gente”, comentou Victor.
A edição de 2025 dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens foi realizada entre 31 de outubro e 9 de novembro, em duas regiões do Chile — Metropolitana de Santiago e O’Higgins. A competição reuniu 120 atletas brasileiros, de 14 a 23 anos, que disputaram 12 modalidades: tiro com arco, bocha, futebol PC (paralisados cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas (5×5 e 3×3) e atletismo.
A conquista de Victor Hugo é motivo de orgulho para Paranaguá e reforça o papel do esporte como ferramenta de inclusão, superação e transformação de vidas.
Jornalista: Andressa Urbick / Fotos: Carol Coelho - CPB

