Ação vai acontecer em cinco diferentes regiões de Paranaguá e envolve diversas secretarias municipais. Prefeito Marcelo Roque determinou que cidade se antecipasse em ações de prevenção para não ocorrer explosão de casos e até mortes, como em 2016.
Foto: PMP

Continua nesta quinta e sexta-feira (4 e 5) a força-tarefa de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em Paranaguá. A ação, determinada pelo prefeito Marcelo Roque, que envolve todas as secretarias municipais e se dá em parceria com a 1.ª Regional de Saúde, vai ocorrer em cinco diferentes regiões da cidade, envolvendo os bairros Jardim Esperança, Vila São Vicente, Jardim Araçá, Porto dos Padres e Jardim Figueira.

A ação preventiva iniciou na semana passada, com equipes percorrendo bairros de Paranaguá e fazendo remoção de criadouros do mosquito. A escolha dos bairros teve como base os recentes levantamentos que apontaram aumento de proliferação de ovos e larvas do vetor. “Nossa intenção é se adiantar para que não ocorra uma explosão no número de casos e até mortes, como ocorreu no ano passado, um episódio triste para nossa cidade”, destacou o prefeito Marcelo Roque. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou no final da tarde desta quarta-feira (3) dados apontando que em Paranaguá foram registrados 10 casos confirmados de chikungunya e um total de 13 notificações. O relatório também aponta que a cidade tem 1 caso confirmado de zika. Vale reforçar que cabe à Sesa a divulgação dos dados epidemiológicos de todos os municípios paranaenses e não à Prefeitura de Paranaguá. 

Uma reivindicação do prefeito desde o início do ano foi a aplicação de inseticidas, com os carros fumacês (UBV pesado). Equipes da Secretaria de Estado da Saúde chegarão a Paranaguá nesta quinta-feira para iniciar o planejamento para aplicação e iniciar o serviço nos próximos dias. O trabalho também envolverá técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção de Paranaguá. 

O secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, destacou que as ações de prevenção realizadas pelo poder público são inúteis se a população não fizer sua parte. “Conseguimos fazer a remoção dos criadouros em locais públicos e terrenos baldios, mas é dever do cidadão cuidar do quintal de sua casa, manter secos objetos que possam acumular água. Pelo menos uma vez por semana é importante fazer essa inspeção”, destacou o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) está realizando desde o início do ano a remoção de criadouros em todas as regiões de Paranaguá. Outra ação que segue juntamente é a aplicação de inseticida com bomba costal, medida necessária que elimina os mosquitos que já chegaram à fase adulta (alada) e são responsáveis pela proliferação, pois botam seus ovos em locais com água parada. 

Fiscais da Prefeitura, juntamente com membros da Guarda Civil Municipal (GCM), também começarão a multar proprietários reincidentes de imóveis com foco do mosquito. “Não dá para admitirmos que pessoas irresponsáveis continuem mantendo seus quintais com focos de mosquito e o restante da população no entorno ficando doente. As pessoas têm que aprender que isso não pode mais ocorrer”, destacou o prefeito. 

ACOMPANHE LOCAIS DE SAÍDA DAS EQUIPES 

Jardim Esperança / Loja J. Center (PR-407)

Vila São Vicente / SESC

Jardim Araçá / Kika Pão

Porto dos Padres / Igreja dos Mórmons

Jardim Figueira / Empresa Instech

Fonte: PMP

Deixe o seu comentário