Despejar resíduo na rede de esgoto é crime ambiental
reprodução

Você sabia que despejar lixo na rede de esgoto danifica as redes de esgoto, pode causar obstrução da rede, extravasamento, além de ser um crime ambiental? A Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá, responsável pela coleta e distribuição de água e pelo esgotamento sanitário no município, realizou na última terça-feira (13/06), a desobstrução da rede de esgoto da rua Sete de Setembro, localizada na Ilha dos Valadares. Durante a ação, foram encontrados diversos sacos de areia e cimento, descartados de forma irresponsável.

 “O acúmulo de resíduo irregular provoca a obstrução das tubulações e extravasamentos de esgoto, causando um problema maior a população, principalmente no período de chuvas”, destaca o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza. 

As equipes operacionais da concessionária identificaram um aumento dos casos de obstrução da rede de esgoto causados pelo acúmulo de lixo, descartado de forma irregular nas tubulações. Resíduo de pós-obra, lixo doméstico, fraldas descartáveis, absorventes, papel higiênico, embalagens plásticas, entre outros resíduos sólidos, são encontrados com frequência nas tubulações que transportam o efluente para o seu tratamento, provocando a sobrecarga da rede de esgoto.

 “Os danos causados ao meio ambiente são enormes e a Paranaguá Saneamento, juntamente com a Prefeitura, através da Secretaria Regional da Ilha dos Valadares, tem realizado vistorias na rede com o objetivo de identificar locais com obstrução”, explica o Secretário Regional da Ilha dos Valadares, Cleomir Maia.

da Assessoria

Deixe o seu comentário