Serão mais de 6 milhões de reais investidos oriundos do Fundo Estadual da Infância e Adolescência

Nesta sexta-feira, 19, foi assinada a Ordem de Serviço para a retomada das obras do Centro da Juventude, que estava abandonado há 13 anos. Com um investimento, oriundo do Fundo Estadual da Infância e Adolescência no valor de R$6,4 milhões a Prefeitura de Paranaguá, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, demonstra o compromisso com a juventude parnanguara. Os Centros da Juventude são espaços de convivência para adolescentes e jovens que oferecem, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional.

“Estamos tirando do papel uma obra de 13 anos. Fico muito feliz pois serão diversos serviços ofertados para nossos jovens e toda a população. Agradeço ao governo do Estado e ao governador Ratinho Junior por investir em Paranaguá. Também recebi a informação que o entorno do Aquário será licitado para ser revitalizado, este é mais um investimento do Governo do Estado no Litoral”, disse o prefeito Marcelo Roque.

No Centro da Juventude serão ofertadas ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política para os jovens e adolescentes e afastá-lo de situações de risco e vulnerabilidade social. O programa é baseado em três pilares: cidadania, convivência e formação.

Os Centros da Juventude fazem parte da rede socioassistencial de proteção social, pois convergem com os objetivos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, da proteção social básica da política de assistência social.

Histórico

Para avançar na situação paralisada há tanto tempo, houve um grande esforço coletivo. O município realizou a inserção e defesa da manutenção do recurso para Paranaguá junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDECA.

Em agosto de 2021, foi prorrogado o termo de Concessão do terreno. Foi entregue toda a documentação e a Secretaria de Assistência Social elaborou o plano de trabalho do Centro da Juventude, fortalecendo o Conselho Municipal da Juventude.

No final de 2023 o processo licitatório foi realizado e agora em janeiro de 2024 a ordem de serviço é assinada. O prazo de conclusão da obra é de 10 meses.

da SECOM

Deixe o seu comentário