Evento aconteceu neste sábado, no auditório da Biblioteca Leôncio Correa e teve a presença de representantes de diversas entidades da sociedade de Paranaguá.

O tempo chuvoso não impediu a realização da 12.ª Conferência Municipal de Saúde de Paranaguá, neste sábado (16), durante todo o dia. O evento teve a presença de cerca de 150 pessoas, entre delegados e observadores. Foi uma realização do Conselho Municipal de Saúde e teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde na organização. A secretária municipal Lígia Regina de Campos Cordeiro acompanhou os trabalhos pela manhã e no período da tarde. O vice-prefeito, Arnaldo Maranhão, também esteve no local. 

No período da manhã, após a abertura oficial da Conferência, autoridades participaram discursando. Em seguida foram iniciadas as palestras, que tiveram temáticas como vacinação contra febre amarela, arboviroses, meningite, qualidade de vida e os serviços oferecidos pela atenção secundária da Secretaria Municipal de Saúde. Os participantes tiveram oportunidade de se manifestar. Eram representantes do poder público, dos trabalhadores, dos usuários e de entidades de classe. Uma equipe da 1.ª Regional de Saúde e da Pastoral da Aids aferiu pressão arterial dos participantes e fez medição de glicemia durante o evento. 

Ainda no período da manhã, a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu aos participantes da Conferência um kit lanche com água, suco, banana, maça, biscoito, barrinha de cereal e cream cheese. O mesmo kit passará a ser entregue aos parnanguaras que fazem tratamento fora do domicílio (TFD) a partir de abril, momentos de entrar na van que os levará a hospitais e clínicas de Curitiba e municípios da região metropolitana. A iniciativa foi bastante elogiada. Após as palestras os participantes foram almoçar no Restaurante Popular, graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. 

No período da tarde foram iniciadas as discussões das propostas para aprovação em plenária. Foram divididos três grupos de participantes, que definiram os temas. Após um coffe break foram realizadas votações, escolha dos membros que vão compor o Conselho Municipal de Saúde entre 2020 e 2024 e ainda os delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde, que ainda não tem data definida, mas deve ocorrer entre 15 de abril e 15 de maio. 

"É um exercício de democracia importante. Com a Conferência conseguimos levar à nossa população a importância de expressar de que maneira os recursos para a área de saúde podem ser direcionados", comentou a secretária municipal de Saúde. Lígia Regina aproveitou para agradecer aos vários secretários municipais pelo apoio recebido para a realização do evento. "O prefeito Marcelo Roque conseguiu um grande feito que foi unir os esforços para que as coisas aconteçam e hoje isso fica muito bem demonstrado", comemorou a secretária. 

O diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, assumiu o posto há poucos dias e afirmou que está em contato com autoridades de Saúde de todo o litoral para saber quais as necessidades prioritárias. Parabenizou a secretária Lígia e o prefeito Marcelo Roque pelo apoio dado à realização da Conferência. "Tenho 39 anos de trabalho na área de saúde e sei da importância de colocar nossa sociedade para se encontrar e discutir o que quer. Parabéns a todos os envolvidos", declarou. 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva, agradeceu o apoio recebido da Prefeitura para a realização da Conferência e salientou que a união de esforços foi responsável pelo sucesso do evento. "Só temos a agradecer. Nossa população, com entidades representativas da sociedade, participou em peso. Estamos muito satisfeitos pelos resultados que alcançamos e com isso nossa cidade é quem sai ganhando", declarou o dirigente. 

Para Amauri Ferreira Lopes, da Articulação Nacional de Movimentos de Prática de Educação Popular e Saúde (Aneps) , "Paranaguá está por conseguir se articular e escolher propostas para que o poder público possa executar ações que beneficiem a população". Ele é conselheiro estadual de Saúde e tem vasta experiência em lutas de movimentos sociais e já participou até da Conferência Nacional de Saúde. Assim como ele outros vários representantes da sociedade elogiaram a organização do evento. A próxima Conferência Municipal de Saúde ocorrerá em 4 anos. 

SECOM

Deixe o seu comentário