O ex-presidente conservador Sebastian Piñera é o líder das pesquisas e pode vencer ainda no primeiro turno
Martin Bernetti / AFP

Cerca de 14,3 milhões de chilenos devem ir às urnas neste domingo (19) para escolher o substituto de Michelle Bachelet na presidência . Eles também devem renovar o parlamento e conselhos regionais através do voto que é importante lembrar, não é obrigatório no país.

Hoje também se escolhe senadores, deputados e conselhos regionais. Nas últimas pesquisas divulgadas pelo eleitoral do Centro de Estudos Públicos do Chile, Piñera aparece com 44,4% das intenções de voto, seguido pelo senador governista Alejandro Guillier, candidato da coalizão governamental Nueva Mayoría, com 19,7% das preferências.

O líder das pesquisas

Um engenheiro comercial de 67 anos, Piñera, que governou o Chile entre 2010 e 2014, conta com o apoio de conservadores e da centro-direita chilena na coalizão Chile Vamos, integrada pelo Renovación Nacional (RN) e o União Democrática Independente (UDI), entre outros.

Ainda que ambos os partidos tenham sido o sustento político da ditadura do general Augusto Pinochet entre 1973 e 1990, Piñera não ocupou nenhum cargo durante o regime e diz que se opôs quando Pinochet quis prorrogar seu mandato por mais uma década. Ele detém um patrimônio de cerca de US$ 2.700 milhões. 

Deixe o seu comentário