Índice melhorou com mutirão realizado entre quinta-feira e sábado com busca ativa do público-alvo. Campanha já atingiu 26.871 pessoas vacinadas.
PMP

A campanha de vacinação contra a dengue em Paranaguá atingiu a casa de 62,49%. Isso graças ao mutirão e busca ativa realizada entre quinta-feira e sábado da semana passada, com aplicação das doses para o público-alvo de casa em casa. Até agora foram imunizadas 26,871 pessoas com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que a meta é um total de 43.000.

A campanha segue até a próxima sexta-feira (27). As doses estão disponíveis em todas as 14 unidades básicas de saúde de Paranaguá e ainda nas 4 que funcionam com horário estendido, entre 17h e 23h. Nesta semana haverá uma operação especial para vacinar crianças com idade entre 9 e 10 anos, nas escolas municipais. 


Publicidade


Equipes dos postos de saúde percorrerão as escolas de bairros próximos para oferecer as doses da vacina aos estudantes. Um esquema especial será montado para conseguir melhorar o índice de vacinação. “Mesmo com o avanço que tivemos, dos 44% para os 62% com a busca ativa de parnanguaras, ainda estamos bem abaixo da meta estabelecida. Temos que mudar esse quadro”, destacou o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira. 

É inadmissível que, numa cidade que registrou uma epidemia de dengue que matou 29 pessoas, no ano passado, a população não esteja aderindo à campanha de vacinação. “Não dá para entender esse tipo de comportamento da nossa população. Assim como não conseguimos compreender também que há pessoas que não se conscientizam da importância de manter o quintal limpo, sem reservatórios de água limpa, o que pode se tornar um criadouro do mosquito Aedes Aegypti”, relata o secretário. 

O mutirão que acompanhou a busca ativa foi também determinado pelo prefeito Marcelo Roque e está sendo realizado durante todas as quintas e sextas-feiras de outubro. Cerca de 300 pessoas estão envolvidas no trabalho, incluindo secretários municipais, superintendentes e diretores e agentes de endemias e comunitários de saúde. Eles repassam informações aos moradores de todos os bairros de Paranaguá e a retirada dos criadouros, quando há necessidade. 

SECOM

Leia Também

Senac EAD abre inscrições para cursos técnicos Gratuito
Prefeitura de Paranaguá emite nota oficial sobre a Escola Eva Cavani

Deixe o seu comentário