Objetivo é atender e compreender os cidadãos e alunos com deficiência auditiva. Curso também está sendo concedido para servidores das pastas de Saúde e Segurança, assim como policiais militares, bombeiros e funcionários do SAMU.
Foto: PMP

No final de março, a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) realizou um segundo encontro da Oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para dezenas de profissionais de educação, bem como servidores das secretarias municipais de Segurança (Semseg), de Saúde e Prevenção (Semsap) e Guarda Civil Municipal (GCM). Além disso, a capacitação foi ampliada para agentes da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com foco na inclusão na sociedade parnanguara.

Os professores e profissionais de educação também poderão ensinar aos alunos sobre a língua brasileira de Sinais", afirma a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Silva Dutra.

De acordo com a secretária, a capacitação de outros servidores municipais, ampliando o curso inclusive para a PMPR para profissionais de segurança pública e atendimento de emergência do governo estadual, demonstra o caráter democrático da Prefeitura em prol de benfeitorias para a população nos serviços públicos. "Válido ressaltar que não se ensina somente a linguagem, mas também se explica o universo dos deficientes auditivos, com foco principal na inclusão e em uma gestão pública mais acessível e eficiente para todos", completa.

O curso é ministrado pela professora Isabelle Dias e o professor Ednilson Luiz e possui a carga horária de 40 horas, visando, segundo os organizadores, promover o acesso, enfatizar a língua e a cultura surda, aproximando o público alvo do curso à comunidade dos deficientes auditivos. 

Assessoria PMP

Deixe o seu comentário