Paranaguá também foi destaque nas outras quatro modalidades em que foi representada

Foi excelente a trajetória da equipe feminina de voleibol de Paranaguá nos Jogos Abertos do Paraná. As meninas fizeram sua estreia no dia 05 de julho, na primeira etapa da competição, venceram o município de Almirante Tamandaré e Campina Grande do Sul, finalizando a primeira etapa em primeiro lugar da chave, na fase de grupo. Na semifinal venceram Pinhas e na final, no domingo, 14, superaram o time de Araucária e conquistando a medalha de ouro e o título da Fase Regional.

PARTICIPAÇÃO DE ATLETA TRANSEXUAL

A segunda etapa dos Jogos Abertos também foi marcada pela participação de uma atleta transexual, Priscilla Fogaça, 36 anos. Natural de Cascavel, a jogadora recebeu o convite para defender a equipe da Cidade Mãe do Paraná. Na primeira fase a jogadora foi proibida de participar, pois o Instituto Paranaense de Ciência do Esporte alegou que Priscilla não havia apresentado os exames de controle de hormônio dos últimos 12 meses.

A Federação Paranaense e a Confederação Brasileira de Voleibol já haviam considerado a atleta apta para participar de competições no naipe feminino. Após contestação, o Instituto de Ciência do Esporte voltou atrás e aceitou a participação da jogadora na segunda etapa dos Jogos Abertos, tendo em vista que as leis internacionais não exigem o monitoramento mensal dos hormônios.

Diante de toda situação, a equipe parnanguara entrou em quadra em sua última partida com a campanha: "O preconceito é nosso adversário", que teve aderência de outras delegações como Araucária, Campina Grande do Sul e Pinhais. A ideia central da campanha é conscientização sobre a diversidade e o respeito.

A atleta, Priscilla Fogaça, comentou a respeito da sua participação "Estranhamos a negativa para a minha participação. Realizamos uma reunião que ocorreu de forma tranquila e houve a liberação para minha participação nos Jogos Abertos do Paraná, ao lado das meninas. Fico feliz por fazer parte desta história e de ser tão abraçada e apoiada por muitas pessoas que sequer tinham o conhecimento da participação de uma atleta trans em competições. Brigamos de igual para igual nas partidas, provando que ninguém levou vantagem em nada", finalizou a jogadora.

DEMAIS MODALIDADES

Além do ouro no voleibol, a delegação parnanguara foi destaque na competição com a presença no pódio em outras modalidades. No basquete, futsal, handebol e no bocha, na categoria masculina, conquistaram o bronze e handebol feminino acabou na quarta colocação.

O secretário de Esportes, Darlan Janes parabenizou toda delegação por vestir a camisa e representar o município com tanto amor e responsabilidade. "Nossos atletas mostraram mais uma vez que são fortes em quadra e o resultado disso veio através das partidas que ocorreram durante estas duas etapas dos Jogos Abertos. Parabéns a todos pela determinação", destacou.

Confira a classificação final de todas as modalidades:

VOLEIBOL FEM: 1º lugar 

BASQUETE MASC: 3º lugar 

FUTSAL MASC: 3º lugar

HANDEBOL MASC: 3º lugar

HANDEBOL FEM: 4º lugar

BOCHA MASC: 3º lugar

SECOM

Deixe o seu comentário