Dobrou o fluxo de veículos na região, desde o início das obras na entrada da cidade

No dia 1º de março a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), retirou a rotatória localizada na avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, no Parque São João. A medida foi executada após estudos técnicos da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran) e da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Semplog) que constatou o aumento no fluxo de veículos, no período das 17h às 21h, a média saltou de 770 veículos por hora para 1.560, dobrando o movimento na região.

“A cidade cresceu e com as novas obras temos que nos adaptar principalmente em relação à mobilidade urbana. A construção do viaduto na entrada da cidade e as obras na Bento Rocha tornaram a avenida Bento Munhoz da Rocha Neto um gargalo no trânsito da cidade, por isso fizemos esta modificação para melhoria do tráfego na região”, declara o prefeito Marcelo Roque. 

O Superintendente Municipal de Trânsito, Leônidas Martins, explica que com a retirada da rotatória o trânsito melhorou na região. “Fizemos um estudo que mostrou o aumento de veículos na avenida Bento Munhoz da Rocha Neto e um gargalo na rotatória, que segurava o trânsito. A retirada da mesma beneficiou o fluxo”. Martins fala ainda sobre as próximas medidas que serão implantadas. “Será feito um canteiro central com aproximadamente 18 metros, bloqueando o cruzamento da avenida e a sinalização horizontal, que contemplará também a rua Padre Roberto de Souza Alvim”, conta. O local continuará sendo monitorado e caso haja necessidade de novas modificações o departamento municipal de Trânsito informará a Semop.

Com as atuais modificações surgem muitas perguntas com relação a instalação de um semáforo na região. A Sumtran realiza estudos com frequência e verificou que a colocação de um sinaleiro poderia causar maior transtorno e essa opção não está descartada. “Nossos estudos mostram que um semáforo ali pararia o trânsito entre 40 e 50 segundos, isto em uma via que tem movimentação superior a 1.500 veículos por hora pode gerar um congestionamento em torno de cinco quilômetros, o que passaria do Aeroparque. Por este motivo, neste momento, não será implantado o sinaleiro, mas não descartamos a implantação no futuro”, finaliza o superintendente.

A Prefeitura de Paranaguá e os órgãos de trânsito orientam a população para que tenham atenção no trecho, respeitando os bloqueios e também aos ciclistas que por ali transitam em grande número. A Superintendência Municipal de Trânsito está à disposição para quaisquer dúvidas nos telefones 3420-2773, 34202986 ou 34202987.

Deixe o seu comentário