Meta é imunizar 100% das 55 mil pessoas que já tomaram a primeira dose, no ano passado. Ação no sábado vai oferecer vacina nos 15 postos de saúde. Campanha segue até 31 de março.

Começa nesta sexta-feira (dia 3) a segunda fase da campanha de vacinação contra a dengue em Paranaguá, com uma programação especial. Às 9h, no pátio do Palácio São José, o secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, leva uma caixa com vacinas para ser aberta pelo prefeito Marcelo Roque, um gesto simbólico que marca o início da vacinação, que seguirá na cidade em 15 postos de saúde até o dia 31 de março.

Já no sábado será o “Dia D”. Todas as unidades básicas abrirão as portas, excepcionalmente, para oferecer as doses da vacina contra a dengue. Uma ação está prevista para 9h na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), na avenida Gabriel de Lara, com a presença do prefeito Marcelo Roque e secretários municipais. Cama elástica será armada em frente ao prédio, para distrair as crianças enquanto os pais forem imunizados. 

Todos que receberam a primeira dose devem receber a segunda. “É importante para quem já tomou a primeira dose tomar a segunda e, depois, a terceira, em seis meses, porque não haverá eficácia se não forem tomadas as três. Quem não recebeu a primeira dose terá novamente a oportunidade de se imunizar”, explica o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira.

Para pessoas que moram nas colônias e ilhas haverá um esquema especial de vacinação para a dengue. Equipes da Semsap levarão as doses aos moradores entre os dias 27 a 31 de março. Quem tomou a vacina da febre amarela deverá procurar a unidade de saúde mais próxima para se informar sobre qual será a data oportuna para receber a vacina da dengue. O prazo de 30 dias de intervalo entre uma dose e outra tem que ser obedecido. 

A Semsap estuda também a possibilidade de oferecer a vacina em escolas e empresas, para atingir um público maior. Várias medidas foram e estão sendo tomadas desde o início de janeiro para combater a dengue em Paranaguá. Uma delas é a manutenção das equipes com aplicação de fumacê com bomba costal, para eliminar o inseto que for adulto e já estiver voando. Agentes de endemias também passam de casa em casa para verificar se há criadouros, providenciando a imediata remoção se for encontrada larva do mosquito Aedes Aegypti.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VACINAÇÃO:

É necessário que os munícipes compareçam aos locais de vacinação com carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou Cartão Nacional de Vacinação. A vacina é totalmente gratuita e neste momento somente os cidadãos que residem em Paranaguá possuem direito em receber as doses.

CONTRAINDICAÇÕES

- Pessoas sob tratamento de radioterapia e quimioterapia.
- Pacientes que utilizam medicação de imunossupressores (em uso de corticóide sistêmico maior ou igual a duas semanas, com dose de 20 mg/d ou 2 mg/kg de prednisona ou equivalente, liberada a vacinação após um mês de suspensão).
- Pessoas que utilizam imunoglobulinas.
- Mulheres gestantes ou sob suspeita de gestação.
- Mulheres que estão amamentando.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO E HORÁRIOS:

- Centro de Referência da Dengue (CRD) - Horário: 8h às 20h.

- Unidade de Saúde no Jardim Araçá - Horário: 8h às 17h.

- Unidade de Saúde da Serraria do Rocha - Horário: 8h às 17h.

- Unidade de Saúde da Vila Garcia - Horário: 8h às 17h.

- Unidade de Saúde da Vila do Povo - Horário: 8h às 17h.

- Unidade de Saúde do CAIC - Horário: 8h às 17h.

- Unidade de Saúde da Vila Guarani - Horário: 8h às 17h.

- Unidade de Saúde do Jardim Iguaçu - Horário: 8h às 17h.

- Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) - Horário: 13h às 17h (8h às 12h será horário destinado para vacinação de rotina, 12h às 13h horário para almoço)

- Unidade de Saúde Rodrigo Gomes, na Ilha dos Valadares - Horário: Tarde.

- Feira da Lua, realizada na terça-feira na Praça dos Leões e na quinta-feira no Aeroparque, no horário das 18h às 21h.

SOMENTE VACINAS DE ROTINA:

Unidades de Saúde: Alexandra, Colônia Maria Luiz

Deixe o seu comentário