Evento está confirmado para 11h. Diversas autoridades são esperadas. Entrega representa um marco para a saúde de Paranaguá.
reprodução

A próxima segunda-feira (27) vai entrar para a história da saúde de Paranaguá. Será inaugurada a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner. A cerimônia acontecerá às 11h, em frente ao espaço, localizado ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, na rua João Eugênio, na região central da cidade. Diversas autoridades são esperadas para acompanahar a solenidade.

Após quase dois anos do início das discussões para implementar o projeto ele finalmente se torna realidade, de acordo com o prefeito Marcelo Roque, que comemora bastante a instalação da unidade, que vai fazer com que pelo menos 100 pessoas de Paranaguá passem por atendimento da equipe na unidade e não precisem mais subir cerca de 200 quilômetros até Curitiba para tratamento.

A Prefeitura de Paranaguá está investindo cerca de R$ 4 milhões no projeto. A unidade avançada do Erasto Gaertner de Paranaguá é a segunda desde que foi descentralizado o atendimento para fora de Curitiba. A primeira foi implantada em Irati, na região dos Campos Gerais, em outubro de 2017. Atende a cerca de 300 pessoas em tratamento contra o câncer, que, assim como no litoral, não precisaram mais viajar cerca de 160 quilômetros para se cuidar na capital.

Para atendimento aos pacientes em Paranaguá será oferecido na unidade avançada o tratamento com quimioterapia, primeira avaliação, consultas médicas de acompanhamento, curativos e outros procedimentos simples. Pacientes que estiverem fazendo radioterapia, casos de câncer infantil e hematológico, além de cirurgias, terão que continuar tendo que ir a Curitiba para se tratar.

A equipe do Hospital Erasto Gaertner já fez a triagem dos pacientes que poderão realizar tratamento na unidade avançada em Paranaguá. Dos quase 270 que participaram da triagem inicial foram considerados aptos 100. Ainda estão sob análise 50. Os dados foram repassados nesta sexta-feira (24) pelos membros da casa hospitalar.

Para o prefeito Marcelo Roque, a inauguração da unidade avançada representa um atendimento melhor aos pacientes de Paranaguá que lutam contra o câncer. “Só quem já teve na família uma pessoa com essa doença para saber como é sofrido o tratamento. Ter que ir a Curitiba é muito difícil para eles. Estamos muito felizes por ter feito parte dessa grande conquista para nossa cidade”, comemorou o prefeito.

O superintendente do Erasto Gaertner, Adriano Lago, ressaltou a determinação da Prefeitura de Paranaguá em poder tornar o projeto da unidade avançada uma realidade. Também salientou que ele vai representar qualidade de vida aos pacientes, que poderão se tratar perto da família, e acrescentou mais sobre o funcionamento do espaço. “Vamos trabalhar com a prevenção do câncer, um trabalho muito importante que está previsto para acontecer”, declarou.

A equipe do Erasto Gaertner, inaugurado em 1972, tem experiência no tratamento do câncer no Paraná e é referência não só para a região sul do Brasil, mas sim para outros estados do Sudeste e Centroeste, além de países como o Paraguai e Argentina, dentre outros. Experiência essa que será utilizada em favor dos pacientes de Paranaguá e de outros municípios do litoral.

Jornalista: Osvaldo Capetta/SECOM

Deixe o seu comentário