Após o abandono e descaso dos antecessores de Marcelo Roque a escola que fica no bairro do Rocio volta com sua estrutura amplamente restaurada e pronta para atender a comunidade
NP

Aconteceu na última sexta-feira (29) a inauguração da revitalização da Escola Municipal Presidente Costa e Silva. A cerimônia teve a presença do prefeito Marcelo Roque e de dezenas de autoridades, familiares e alunos, moradores do bairro que foram ver de perto a transformação feita no prédio, que até o início do ano era um grande problema para a região.

Momentos de emoção marcaram o evento, que teve bênção do bispo diocesano de Paranaguá, Dom Edmar Peron, que estava acompanhado da imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paranaguá. Também houve homenagens de professores e alunos e ação de graças, com cântico entoado por coral. Ex-diretoras e equipe da escola também receberam agradecimentos.

Ao final da cerimônia o prefeito Marcelo Roque foi homenageado com parabéns, pelo aniversário completado nesta sexta-feira, ao lado da primeira-dama, Amanda, e dos filhos, Bryan e Brenda, que conduziram um bolo gigante para comemorar. Estiveram presentes também os vereadores Waldir Leite (presidente da Câmara Municipal), Fábio Santos, Nilo Ribeiro Monteiro, Sargento Orley, Tucano, Alex Alves e Edu.

NP

Marcelo Roque ficou bastante emocionado com as homenagens. Em discurso, antes, ele lembrou que em 2017, quando assumiu da Prefeitura, falou que não queria entrar para a história da cidade como um prefeito que fechou uma escola, que tirou o ensino de uma região tão importante. “Essa é uma das obras mais importantes da nossa gestão. É um momento histórico para o bairro do Rocio. A entrega da Escola Costa e Silva representa bastante para a comunidade e estamos muito satisfeitos, enquanto administradores públicos, de proporcionar este momento”, declarou o prefeito Marcelo Roque.

Ao falar sobre fechamento o prefeito se referiu a uma notícia de que a Escola Municipal Costa e Silva poderia encerrar as atividades, na gestão anterior, que gerou mobilização popular. A diminuição do número de alunos no bairro Rocio foi a justificativa para a frustrada tentativa. Sabia-se que seria um retrocesso e uma falta de respeito com aqueles que estudaram naquele educandário.

O tempo passou e ainda na campanha, em 2016, o prefeito Marcelo Roque se comprometeu em entregar a Escola Costa e Silva novamente à comunidade, já que as aulas no espaço tinham sido interrompidas e alunos transferidos para escolas das redondezas, como a Randolfo Arzua. Em 2017 ela já estava com o prédio inativo e as portas fechadas, havia muitos problemas estruturais que provocavam infiltrações e alagamentos, comprometendo assim a segurança dos alunos e funcionários que resistissem em usufruir do espaço insalubre.

Foi aí que começou uma verdadeira odisseia que terminou nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, com o espaço sendo reinaugurado e colocado à disposição da comunidade novamente. A Escola Municipal Presidente Costa e Silva volta renovada, pronta para enfrentar anos e anos com a missão de ser testemunha do avanço de crianças na busca pelo conhecimento.

A união de esforços entre os anseios do poder público, dos moradores da região e dos pais de alunos e servidores que atuam na escola foi determinante para que a reforma acontecesse. Em março de 2019 foi assinada a ordem de serviço para que a obra iniciasse, mas vários obstáculos tiveram que ser vencidos antes disso.

Houve necessidade de contratar uma empresa especializada para fazer estudos que solucionassem problemas de dimensionamento iniciais da obra, construída em 1973, que provocavam deflexões (deformações) nas vigas de sustentação das lajes.

Era necessário não fechar os olhos para o problema, lembra o prefeito Marcelo Roque. “Não podíamos simplesmente fechar uma escola tão importante, porque tem alunos que pretendem estudar nela, e não são poucos. Temos muita responsabilidade para com o erário e com nossa comunidade”, frisa o prefeito, que determinou à equipe da Secretaria Municipal de Educação e de outras pastas para que o projeto fosse entregue.

O compromisso com a Educação é uma das principais bandeiras da administração atual. “Enquanto houver uma criança para ser atendida o poder público tem que estar junto, por uma Educação gratuita e de qualidade. Todos pelo direito à Educação”, destacou.

DETALHES DA REVITALIZAÇÃO

DETALHES DA REVITALIZAÇÃO PMP

A Prefeitura de Paranaguá investiu R$ 2,5 milhões para revitalização do prédio da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, que contempla uma área de 1.800 metros quadrados. São 7 salas de aula, 1 para recursos, 1 auditório, 3 para o pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), 1 biblioteca, 1 laboratório de informática, 1 sala multimeio, 1 almoxarifado, 1 refeitório, 1 pátio amplo, 1 quadra e parque, 1 secretaria, 1 sala para equipe pedagógica, 1 sala de atendimento e área verde. Serão beneficiados 136 alunos ainda em 2019 e a média de 150 no próximo ano. O espaço terá ainda Educação de Jovens e Adultos e duas salas que serão usadas pela Guarda Civil Municipal.

com informações da SECOM

Deixe o seu comentário