Comunidades marítimas e ilhas de Paranaguá contarão com ações locais de atendimento descentralizado com vários serviços

O Ministério Público, 4.ª Promotoria de Justiça de Paranaguá, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá iniciará nesta segunda-feira, 4, uma campanha de vacinação nas comunidades marítimas e ilhas de Paranaguá. Intitulada “Vacinar pra não voltar” - Pela conquista das altas coberturas vacinais, a ação percorrerá as localidades com as equipes das Secretarias Municipais de Saúde, Comunicação, Educação e Assistência Social, Sesai, Funai e Ministério Público levando, além das doses de vacina, atendimento descentralizado para aqueles que necessitem de orientação, possuam questionamentos jurídicos ou demandas a serem apresentadas ao Ministério Público. O Conselho Municipal de Saúde também presta apoio na ação.

"A ação é voltada a toda população que precisa desse atendimento do Ministério Público e, devido as peculiaridades do local que reside, não tem facilidade de acesso à sede do Ministério Público em Paranaguá no continente. A iniciativa objetiva ainda aproximar a instituição da população dessas regiões, respeitando suas especificidades socioculturais, e garantir a todos a possibilidade do exercício da cidadania e de direitos essenciais, como a saúde”, informa a promotora de Justiça, Dra. Aliana Fabrício de Melo*.

A ação faz parte de projeto institucional inicialmente desenvolvido na área de Atenção Básica de Saúde e que foi criado conjuntamente pela 4.ª Promotoria de Justiça de Paranaguá e pelo Serviço Social da 13.ª Unidade Regional de Apoio Técnico Especializado do Ministério Público do Paraná. “Além do atendimento à população pelo Ministério Público, também serão disponibilizados outros serviços aos cidadãos pela Secretaria Municipal de Saúde, vacinação e serviços na área de assistência Social”, acrescenta a promotora de Justiça.

É importante que o cidadão esteja com documentos pessoais: Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Carteira de Habilitação e, se tiver, comprovantes do assunto a ser tratado.

“É uma parceria importante que traz benefícios à população das ilhas e comunidades marítimas e esperamos que um grande público participe e aproveite essa ação extramuros que conta com vários serviços”, salienta a superintendente de Assistência à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Ghislaine Cristina Corrêa.

CONFIRA O CRONOGRAMA

CONFIRA O CRONOGRAMA

Dia 4 de dezembro, às 9h30 – Piaçaguera

Dia 4 de dezembro, às 13h – Amparo

Dia 5 de dezembro, às 9h30 – Teixeira

Dia 5 de dezembro, às 13h – Europinha

Dia 7 de dezembro, às 9h30 – Cotinga

Dia 11 de dezembro, às 9h30 – Encantadas (Ilha do Mel)

Dia 11 de dezembro, às 13h – Nova Brasília (Ilha do Mel)

Dia 12 de dezembro, às 9h30 – Ponta Oeste (Ilha do Mel)

Dia 14 de dezembro, às 9h30 – Eufrasina

Dia 15 de dezembro, às 9h30 – São Miguel

Dia 15 de dezembro, às 13h – Ponta de Ubá

Jornalista: Flávia Adans

Deixe o seu comentário