Reproduções de pinturas do mestre do impressionismo em sua relação com a água vão passar pelo município entre os dias 8 e 12 de abril

Tornar a arte acessível para crianças e jovens. Esse é o principal objetivo do programa "Educativo Itinerante Monet", que já percorreu 8 estados e atendeu mais de 62 mil pessoas desde que começou a levar para escolas públicas uma experiência com óculos de realidade virtual que dá acesso às obras do mestre do impressionismo Claude Monet em sua relação com a água. O programa oferece ainda atividades que podem ser replicadas por educadores e estudantes como extensão da vivência com o digital. Em Paranaguá, município do Paraná onde está localizada a Paranaguá Saneamento, operação do Grupo Iguá e patrocinador do programa, o projeto vai atender mais de 1.500 estudantes de dez escolas. 

A curadoria do projeto proporciona aos estudantes uma viagem pelas cores, luz e mundo de Claude Monet. Sequências de animação digital em 2D e 3D vão dar movimento às obras-primas de um dos gênios da pintura. Os alunos vão contemplar os quadros por meio de um conteúdo 100% brasileiro. O projeto conta com o apoio dos colaboradores da Iguá - empresa de saneamento com operação na cidade de Paranaguá -, que vão atuar como voluntários e participar auxiliando nas atividades.

“A Iguá valoriza iniciativas que promovem a educação por meio da arte e da cultura, desenvolvendo a consciência ambiental da nossa sociedade”, explica o diretor de Responsabilidade Social e Institucional da Iguá, João Roberto Rocha Moraes.

“A equipe de campo, que vai até as unidades de ensino, conta com educadores com larga experiência na realização de estudos do meio, enquanto a equipe de criação foi formada por um grupo multidisciplinar de educadores com vasta experiência docente no ensino público e privado, em espaços formais e não-formais de arte-educação e atuantes na produção de livros didáticos e na formação de professores”, explica o coordenador pedagógico do programa Paulo Crispim.

As atividades elaboradas tiveram como premissas a simplicidade, a interdisciplinaridade e a pluralidade sociocultural, alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos cinco Rs da Sustentabilidade e da Agenda 2030. 

“As atividades foram estruturadas de forma a colocar professores e estudantes como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma paleta de propostas práticas e ideias criativas, com possibilidades de desdobramento, inspiradas em quatro eixos curatoriais, que são água, luz, tempo e território”, acrescenta Crispim.

Assim como acreditava Monet, os organizadores do programa também acreditam que cultura e educação caminham juntas

 “Nossa participação na sociedade vai além das fronteiras da concessionária. Nosso objetivo é sermos a melhor empresa de saneamento para o Brasil e isso inclui a contribuição para uma sociedade melhor, preocupada com o meio em que está inserida e ambientalmente responsável. O Itinerante Monet faz essa ligação de temas com maestria, de forma lúdica e divertida, levando arte, cultura e reflexões importantes para as escolas municipais de Paranaguá”, afirma Wagner Souza, diretor geral da Paranaguá Saneamento. 

O programa é apresentado pelo Governo Federal - União e Reconstrução, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e patrocinado pela Iguá e Paranaguá Saneamento com produção da Projetos Lezulat.

Ao longo de seus seis anos, a Iguá Saneamento construiu uma sólida trajetória, baseada na sustentabilidade, governança, responsabilidade social e inovação, sempre com foco na universalização do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto da população. A companhia segue em constante crescimento baseada nos princípios ESG de qualidade, respeito às pessoas e ética, pilares fundamentais que estão no coração da Iguá desde a sua fundação.

da Assessoria

Deixe o seu comentário