O documentário "Lista de Desejos para Superagui", dirigido por Pedro Giongo, foi o grande vencedor da 27ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Na noite deste sábado (27), a produção paranaense recebeu do júri oficial o prêmio de melhor filme da mostra Aurora, a mais relevante do festival mineiro.
O filme acompanha o difícil cotidiano de uma comunidade caiçara na ilha de Superagui, situada no Paraná, próxima da divisa com São Paulo. Ao receber o prêmio, Giongo agradeceu a Martelo, pescador de 70 anos que não consegue se aposentar, e a outros moradores do lugar pela participação no documentário.
"Aquele que Viu o Abismo", uma produção paulista dirigida por Negro Léo e Gregorio Gananian, conquistou o troféu Carlos Reichenbach, concedido por um júri formado por estudantes ao melhor longa da mostra Olhos Livres.
Ainda entre os longas, "As Primeiras" (SP), de Adriana Yañez, levou o prêmio do júri popular. O documentário lembra as jogadoras da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. "Que o futebol devolva a essas mulheres tudo o que elas deram ao futebol", disse Yañez no palco de Tiradentes.
Veja os vencedores da Mostra de Tiradentes
27ª edição do festival de cinema indica os melhores entre longas e curtas
“Lista de Desejos para Superagüi” (PR), de Pedro Giongo
“Maçãs no Escuro” (SP), de Tiago A. Neves
“Aquele que Viu o Abismo” (SP), de Negro Léo e Gregorio Gananian
“As Primeiras” (SP), de Adriana Yañez
“Estranho Caminho” (CE), de Guto Parente
Kerexu Martim, diretora do filme “Aguyjevete Araxi’I” (SP)
“Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho” (RJ), de Allan Ribeiro
“Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho” (RJ), de Allan Ribeiro
“Soneca e Jupa” (MG), de Rodrigo R. Meireles
Leia o artigo completo aqui
da Folha de São Paulo