Alunos das Escolas Integrais, de dois Cmeis, do EJA da Cotinga e da Escola de Surdos participam do evento que faz parte dos festejos do aniversário da cidade

O evento foi aberto hoje, dia 26, no Ginásio de Esportes “Dr. Joaquim Tramujas” e segue até sexta-feira, dia 28, quando seguirá aberto das 14h as 16h.

De acordo com o coordenador do projeto, Deni Capetta, o trabalho visa valorizar e trabalhar os componentes curriculares diários, os patrimônios materiais, imateriais, ambientais e étnicos presentes em nosso município.

Este conteúdo vem sendo trabalhado dentro das 19 escolas integrais, dos Cmeis Ângela Catarina e Sathie Midorikawa, além das turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e da Escola de Surdos Nydia Moreira Garcez. “Foram desenvolvidas formações com os profissionais da educação, criados materiais didáticos, ilustrações, músicas, além de outras ferramentas com o intuito de aproximar nossos estudantes do nosso patrimônio parnanguara”, explicou Deni.

“As instituições municipais vão apresentar um pouco do que vem sendo trabalhado desde o início do ano”, lembrou a secretária de Educação Tenile Xavier. “Esta é uma forma encontrada para comemorar a história, tradições, a cultura de Paranaguá”, reforçou a secretária.

Quem andava pelo Ginásio de Esportes nesta tarde teve a oportunidade de ver desenhos de prédios históricos, maquetes, degustar o barreado e assistir as crianças dançando o fandango.

A abertura da Feira foi acompanhada pelo vice-prefeito, José Carlos Borba, que parabenizou a todos. “As crianças são o futuro de Paranaguá e dependem da Secretaria, dos diretores e professores eficientes que atuam todos os dias no repasse dos conhecimentos e estimulando a criatividade e aprendizado”, disse.

As ações promovidas desde o início do ano letivo visam construir cotidianamente, embutida nas mais variadas atividades, o sentimento de pertencimento, de valorização, proteção e amor à cidade onde esses pequenos cidadãos moram. Esse pertencimento se consolidará a partir do reconhecimento de todas as riquezas que a cidade mãe do Paraná tem.

E a Feira se concretiza na compilação de todos os trabalhos realizados desde o início do ano sendo desenvolvidos nas escolas integrais. A secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared, parabenizou todos os envolvidos pelo resgate de informações tão abrangentes que foram desde o patrimônio histórico, histórias que fazem parte das lendas de Paranaguá até as ervas medicinais que os mais antigos faziam uso.

São 25 instituições de ensino participando da Feira com apresentações artísticas todos os dias e aberta a toda população.

Nesta quarta-feira, aconteceram seis apresentações. Alunos da Escola de Surdos do Litoral Nydia Moreira Garcêz, sinalizam o Hino de Paranaguá; alunos da Escola Francisca Pessoa Mendes fazem apresentação do barreado e a Balança da Saia Caiçara e a manifestação cultural conhecida como Boi de Mamão que será feita pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sathie Midorikawa. A Lenda da Caveirinha será abordada pelos alunos da Escola Aníbal Ribeiro Filho e os estudantes da Escola Edineia Garcia falarão sobre o papagaio da cara roxa.

Elas foram acompanhadas por vereadores e secretários que estiver na abertura da Feira. A vereadora Isabelle Dias falou em nome da Câmara e reforçou a unidade do trabalho num só propósito. “Estou impressionada e feliz com a qualidade e beleza de todos os trabalhos. A história de Paranaguá precisa ser contada e seu povo precisa conhecer nossa cultura”, declarou.

Confira a programação no dia 27

Escola João Rocha- com o tema Balança a Saia Caiçara

Escola Mara Trindade – Pau de Fita

Escola João Rocha- Brincar de Bicho

Escola Rosiclair da Costa- Gralha Azul

Escola Takeshi Oishi- Balainha

Escola João Rocha- Boi de Mamão

Escola Hugo Pereira Correa- Balainha

Confira a programação no dia 28

Escola Castelo Branco- Balança a Saia Caiçara

Escola Costa e Silva- Pinheiro e a Palmeira

Escola Gabriel de Lara- Manguezal

Escola Graciela- Carijó Coração

Escola Iná Zacharias- Gralha Azul

Escola Leôncio Correia- Balança a Saia Caiçara

Escola Randolfo Arzua- Papagaio da Cara Roxa

Escola Nascimento Júnior- Balança a Saia Caiçara

Escola Nayá Castilho- Paranaguá, Nhô Belarmino

Jornalista: Luciane Chiarelli

Deixe o seu comentário