A Van será usada para facilitar atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica de modo descentralizado e itinerário em diferentes bairros

Como parte das festividades do aniversário da cidade, foi feita a entrega de uma Van pela Secretaria Municipal da Mulher. O veículo será usado para implementar a facilitar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica de modo descentralizado e itinerário em Paranaguá, oferecendo diferentes serviços e atendimentos, desde a saúde da mulher até o atendimento jurídico especial.

A Van foi doada pela empresa ATEXP - Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá, que atua no Porto de Paranaguá e é operada por dez empresas, sendo elas: AGTL, Centro Sul, AOCEP, Cargill, Coamo, Cotriguaçu, Interalli, LDC, CIMBESSUL S/A e Rocha.

“Facilita muito quando temos parceria com empresas que colaboram e entendem o importante trabalho que será efetuado atendendo mulheres de Paranaguá”, destacou o prefeito Marcelo Roque. “Temos mulheres em 14 secretarias e em importantes pastas do nosso município e esta também é uma forma de reconhecimento pelo trabalho que toda mulher pode executar”, complementou Roque.

Paranaguá é uma das poucas cidades do Paraná que tem uma Secretaria da Mulher constituída. São apenas 17 no Estado.

A secretária da Mulher, Vandecy Dutra, agradeceu ao prefeito Marcelo Roque pela iniciativa de criar a pasta. “É necessário um enfrentamento difícil, mas o prefeito mostra o compromisso que tem com a sociedade. A violência contra a mulher aumento em todo o Brasil e nós nos preocupamos em levar as políticas públicas para quem mais está sofrendo e precisando destes serviços”, destacou Vandecy.

E as mulheres de Paranaguá, em especial aquelas que são vítimas de violência, receberão informação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado (CREAS), serviços de saúde disponíveis, serviços jurídicos que podem ser acessados e muito mais.

A Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU) foi criada há 4 meses e neste período foi criada a Carteira Lilás. O projeto “Banco de Dados - Carteira Lilás” é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), e tem como objetivo viabilizar que mulheres vítimas de violência e/ou que estejam à procura de oportunidades de emprego, cursos e estágios, possam ter seus currículos encaminhados aos órgãos competentes e as vagas destinadas com empresas parceiras através do banco de dados da carteira lilás, para a realização de entrevistas e cursos de capacitação.

Cerimônia

Representando o Legislativo, a vereadora Isabelle Dias agradeceu o trabalho que o poder público vem desenvolvendo no atendimento às mulheres que são vítimas de violência. “A luta continua”, reforçou a vereadora.

A secretária municipal de Gabinete Institucional, Christiane Yared, por sua vez, destacou o equipamento moderno com conforto e com uma utilização importante para atender as mulheres de Paranaguá. “Fazemos parte de uma cidade humana, e de uma administração que preza por uma cidade inclusiva e protegida”, destacou na cerimônia de entrega do veículo.

A entrega da Van aconteceu na Praça Almirante Tamandaré e contou com a presença de secretários municipais e dos vereadores Isabelle Dias, Júnior Leite, Manoel Aleixo, Jean Domingues e Maré.

A equipe da SEMMU acompanhou todo o evento e se prepara para a entrega do PAM- Ponto de Atendimento à Mulher- que vai funcionar no Terminal Urbano e deverá ser entregue ainda neste mês em comemoração ao aniversário de Paranaguá.

Jornalista: Luciane Chiarelli

Deixe o seu comentário