Secretaria Municipal de Meio Ambiente oferece pontos de entrega voluntária e adubo gratuito para moradores que participarem do programa
PMP

Paranaguá está apostando na compostagem de resíduos orgânicos como uma forma de reduzir o impacto ambiental do lixo e promover a agricultura urbana. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) conta em sua sede, no Aeroparque, com um ponto de entrega voluntária (PEV) de resíduos orgânicos compostáveis, onde os moradores podem levar seus restos de frutas, borra de café, verduras, legumes, folhas e grama produzidos nas residências.

A equipe da Semma recebe esse material e o transforma em adubo, que é distribuído gratuitamente para os participantes do programa. O adubo pode ser usado em jardins, hortas e na arborização urbana, melhorando a qualidade do solo e das plantas.

O PEV faz parte do Programa de Compostagem de Resíduos Orgânicos em Paranaguá, que tem como objetivo reduzir a quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário, reduzir as emissões de gases do efeito estufa, proteger o meio ambiente e ainda produzir adubo de qualidade.

Para participar é fácil, basta seguir esses passos:

Faça seu cadastro no aplicativo AMA - agentes do meio ambiente, disponível para Android e iOS;

Separe restos de frutas, folhas, filtro e borra de café, grama e outros resíduos verdes e orgânicos em um pote em sua casa;

Leve seus resíduos até a Semma, ou em um dos mais de 30 PEV espalhados pela cidade (confira os pontos de entrega no aplicativo AMA);

Com essa atitude o cidadão está ajudando a manter a cidade limpa, preservar o meio ambiente, combater o aquecimento global e ainda pode receber adubo e biofertilizante para seu jardim ou horta.

“A contribuição da população é essencial para a criação de um composto orgânico de qualidade que será utilizado em jardins, hortas e na arborização urbana”, salienta o secretário de Meio Ambiente, Diego Delfino.

Para sanar dúvidas, a população pode entrar em contato com a equipe da Semma pelo número 3721-1780.

Deixe o seu comentário