A semana tem o tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”
Foto: João Victor Crisanto

Representando o prefeito Marcelo Roque, o responsável pela Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), GCM Lêonidas Martins Júnior, participou nesta segunda-feira, 20, da cerimônia que marcou o início das comemorações da Semana Nacional de Trânsito no Palácio Iguaçu em Curitiba. O evento que contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior e do Secretário Nacional de Transportes, Frederico de Moura Carneiro, apresentou uma série de ações para aumentar a agilidade e a eficiência do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Em Paranaguá, a Sumtran promoverá uma série de atividades até o próximo dia 25. O tema “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito” quer chamar a atenção da população sobre o seu protagonismo no trânsito. Com foco também na educação, a Escola Municipal João Rocha abriu a agenda de eventos com a distribuição de conteúdos informativos.

Nesta terça-feira, 21, às 9h, a Sumtran marca presença no Simpósio de Cultura de Paz e Promoção da Saúde, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde e sendo transmitido pelo Youtube, através do link: https://bit.ly/3hQ2WOv

Foto: João Victor Crisanto

O encerramento da Semana Nacional do Trânsito acontece na sexta-feira, 24, às 9h, por meio do programa Vida no Trânsito em parceria com o Detran PR. A superintendência planeja fornecer antenas corta-pipas aos motociclistas presentes no órgão estadual. O aparelho os protegem de eventuais acidentes provocados por linhas de fios que usam cerol.

“O momento é voltado para orientar a forma como o usuário da via deve-se portar nela, tanto o pedestre na calçada, o ciclista pela ciclovia e ciclofaixas. Com orientações claras, o intuito é fazer com que todos entendam seu papel no trânsito” comenta o superintende da Sumtran, Leônidas Martins.

“O Detran do Paraná é, indiscutivelmente, um dos mais modernos do País, mas seguimos sempre em busca de novas soluções para melhorar o trânsito das cidades paranaenses e também aperfeiçoar o serviço que é entregue à população. Ser mais moderno e inovador, esse é o compromisso da nossa gestão”, afirmou o governador.

A equipe de “Educação Para o Trânsito” fica no comando das ações em Paranaguá. Cada atividade observa os comportamentos necessários dentro do sistema viário, desde do pedestre até o fluxo dos veículos motorizados. A semana de conscientização resulta dos compromissos instituídos pelo Código de Trânsito.

Jornalista: Emanuel Andrade e Gabriel Santos/SECOM

Deixe o seu comentário