Marcelo dos Santos compete na bocha classe bc4

Não é novidade que Paranaguá é um celeiro de atletas nas mais diversas modalidades e categorias. A gestão municipal acredita no esporte como formação social e melhoria da saúde, por este motivo atualmente a cidade investe em atletas e associações esportivas. Alguns atletas de alto rendimento são destaque no país, como é o caso do paratleta Marcelo dos Santos, que está representando a Cidade Mãe do Paraná nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Marcelo compete na bocha, classe bc4, que é disputada por pessoas com grau severo de comprometimento físico-motor, devido a lesões na medula ou paralisia cerebral. O paratleta faz parte da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP), desde 2016, sendo treinado pela professora Silmara França que tem expectativa de bons resultados.

“A expectativa é a melhor possível para que o Marcelo traga uma medalha para nós. O fato dele estar neste evento é motivo de orgulho, pois só os melhores do mundo chegam lá. Estamos muito felizes pela representatividade e torcendo para o sucesso dele”, comentou a técnica.

Marcelo dos Santos nasceu com distrofia muscular progressiva. Iniciou na bocha em 2007, por influência do irmão e também atleta da modalidade, Eliseu dos Santos. Entre várias competições que vem participando, conquistou ouro nos Jogos Abertos do Paraná (Parajaps) e ouro na Copa América, em 2019 pela Seleção Brasileira. Em 2016 Marcelo competiu nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, conquistando uma medalha de prata.

A bocha começa a ser disputada a partir de 27 de agosto e segue até o penúltimo dia dos Jogos Paralímpicos, em 04 de setembro.

Jornalista: Leonardo A. Barbosa/SECOM

Deixe o seu comentário