Sete instituições estiveram presentes

Neste sábado, 26, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão (Semi), realizou o 1º Circuito PCD “Correr, Andar e Rodar”, em parceria com diversas secretarias municipais e sete instituições: Escola Municipal Profª. Eva Tereza Amarante Cavani, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Cedap (Escola Bilingue de Surdos de Paranaguá), Centro Municipal de Autismo, APP (Associação Paralímpica de Paranaguá), AVPL (Associação de Voleibol Paralímpico do Litoral) e UFA (União das Famílias pelo Autismo).

“Nossa gestão tem trabalho na área da inclusão para tornar Paranaguá um exemplo. Todos os envolvidos estão de parabéns pela realização do evento”, falou o prefeito Marcelo Roque.

O evento aconteceu no Aeroparque e proporcionou momentos importantes para a inclusão de pessoas com deficiência com atividades esportivas adaptadas, feira gastronômica, serviços de saúde, jogos lúdicos, entre outros.

“Reunimos diversas secretarias e instituições para promover a inclusão no município, não apenas para as pessoas PCDs, mas para toda a sociedade”, disse a secretária inclusão, Camila Leite.

Para a diretor da Apae, Cláudia Valéria Kossatz Lopes e Silva, este momento é muito importante para os alunos, profissionais e famílias.

“Este dia vai ficar guardado na memória, é muito gratificante estarmos nesses eventos juntos em uma convivência tranquila e agradável. Esperamos ter outras iniciativas como essa”, comentou.

Diversas famílias estiveram presentes no evento. Nataly da Silva Soares Dantas é mãe de uma criança cadeirante e falou da importância do 1º Circuito PCD.

“Precisamos de mais eventos assim para que as crianças PCDs possam ter a convivência com outras pessoas. É importante termos a experiência de contato com as diferenças, diminuindo preconceito. Ainda hoje recebemos olhares julgando a condição do nosso filho e eventos assim são fundamentais para tratarmos sobre os tabus”, finalizou a mãe.

Estiveram presentes na solenidade de abertura secretários municipais, vereadores e a população em geral.

Deixe o seu comentário