Solenidade aconteceu na sede da Prefeitura e reuniu mulheres de todas as secretarias municipais

O dia 8 de março foi oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional da Mulher. Hoje, a data busca reivindicar a igualdade de gênero ao redor do mundo. Com o objetivo de enaltecer e homenagear as mulheres que trabalham na Prefeitura de Paranaguá, o prefeito Marcelo Roque e a primeira-dama, Amanda Roque, promoveram um ato de homenagem às servidoras municipais. 

O evento que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Semad) e da Provopar, distribuiu flores as funcionárias. O cantor Aroldo Amer deu um toque especial para o momento com canções emocionantes. 

“Além de possuirmos uma extensa lista de mulheres no nosso quadro de funcionários, contamos ainda com seis secretárias municipais que estão a frente de trabalhos importantes para o município. Parabéns a todas as mulheres e que por meio deste gesto, possamos reafirmar o nosso carinho e admiração a todas”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

Adriana Albini é funcionária da Prefeitura há 21 anos e já coordenou importantes pastas do município, como: Secretaria de Administração de RH, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego, Agricultura e Pesca, além de já ter passado pela Administração de Alexandra e UGP. Hoje, ela é a atual presidente da Paranaguá Previdência. 

“Sinto orgulho de ser mulher e já ter tido a oportunidade de trabalhar com inúmeras equipes. Nós fazemos a diferença na sociedade e podemos sim, ocupar relevantes cargos”, disse em seu discurso representado todas as mulheres da Prefeitura.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 51,5% da população em mulheres. A primeira-dama, Amanda Roque, também parabenizou às mulheres em mensagem entregue a elas. “As mulheres mudam o mundo, são guerreiras e lutam pelos seus ideais. Portanto, nada mais justo que um dia especial”, destacou. 

MULHER PROTEGIDA EM PARANAGUÁ

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, o número de mulheres assassinadas no estado diminuiu em 2018 em comparação ao ano anterior. Foram 162 mortes no ano passado, contra 182 registradas em 2017. 

No entanto, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semseg) lançou em janeiro de 2019 a Patrulha Maria da Penha que se trata de uma ação integrada do Tribunal de Justiça do Paraná, através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação De Violência Doméstica e Familiar (CEVID), das Prefeituras Municipais e das Guardas Municipais.

“O objetivo é oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgências expedidas pelos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher ou Varas Criminais”, explicou o prefeito Marcelo Roque.

SECOM

Confira as fotos

Entrevista com o Prefeito Marcelo Roque

Deixe o seu comentário