Ação conjunta visa aproveitar o grande fluxo de mulheres esperado nas unidades de saúde. Secretário de Estado da Saúde vira a Paranaguá na próxima sexta-feira para reforçar importância da vacinação.

O próximo sábado (19) será de bastante movimentação nas 21 unidades básicas de saúde de Paranaguá. Dois eventos com Dia D marcados vão ser realizados ao mesmo tempo, entre 8h e 17h. Haverá vacinação contra sarampo para crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. Aproveitando o fluxo das mamães também serão oferecidas coletas de exame preventivo, exames clínicos de mama e marcação de mamografias, dentro da programação do Outubro Rosa.

“Teremos várias atividades voltadas para esses dois públicos distintos, as crianças para vacina contra o sarampo e as mulheres que podem se prevenir contra o câncer de mama e no colo de útero. É importante a prevenção”, destacou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A vacina contra o sarampo faz parte da chamada rotina das unidades básicas de saúde de Paranaguá. Ou seja, são aplicadas diariamente. Como o Ministério da Saúde resolveu intensificar a aplicação das doses recentemente, numa primeira fase para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, toda a estrutura necessária será oferecida no próximo sábado, conforme a secretária.

“Estamos bastante preocupados com a questão do sarampo. Sabemos que as complicações desta doença podem evoluir para óbito e não queremos que isso aconteça em nossa cidade. Peço aos papais e responsáveis para que levem suas crianças para se vacinar no próximo sábado”, completou a secretária, que lembrou que a campanha continua nas próximas semanas.

SECRETÁRIO DE ESTADO

Com objetivo de incentivar uma maior vacinação contra o sarampo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, estará em Paranaguá nesta sexta-feira (18). Ele participará de solenidade na unidade de saúde do Leblon, na avenida Coronel Santa Rita, a partir das 9h30, que contará com a presença já confirmada do prefeito Marcelo Roque e da secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Do início do ano até agora já foram vacinadas 5.821 pessoas contra o sarampo em Paranaguá. Deste total foram aplicadas 487 doses somente no mês de outubro, após início da campanha determinada pelo Ministério da Saúde, tendo em vista o crescente número de casos confirmados da doença não só em São Paulo, mas em outros estados, incluindo o Paraná.

OUTUBRO ROSA

Em todas as unidades de saúde será possível realizar coleta de preventivo do câncer do colo de útero no sábado, assim como exame clínico e marcação de mamografia.

Neste caso, os profissionais vão fazer o agendamento somente para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que possuam parente em primeiro grau que está ou já teve câncer e, ainda, que apresente qualquer alteração (com solicitação médica).

SECOM

Deixe o seu comentário