Imunizados dizem que vacina significa esperança

“É nova esperança que surge”, disse o seu Otacílio Modesto, de 70 anos. “Significa alívio”, confirmou dona Roseli Nunes Jorge, de 72 anos.

E desde o dia 19 de janeiro quando a enfermeira Andréa Gomes de Moura foi vacinada, mais de 14 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Paranaguá.

Uma força tarefa foi montada para garantir uma Paranaguá imunizada. São mais de 60 pessoas entre profissionais de saúde e cargos comissionados que colaboram na organização, preparação das doses, orientação, verificação da carteirinha do SUS, até a aplicação da vacina.

Se antes as palavras mais usadas eram medo e preocupação. Agora, os vacinados não cansam de falar em alívio e esperança. São mais de 14 mil pessoas,

Mas, se antes o medo da morte, rondava, agora a esperança de vida ganha um novo significado, como confirmam vários outros cidadãos de Paranaguá que também são exemplos do que acontece no mundo todo.

“Eu estou muito feliz, uma coisa que Deus me deu muito especial”, disse Ana Lucia Alves.

“Eu nesse momento agradeço muito. Eu me senti tão feliz. Vai mudar muito. Todo mundo estava com muito medo. Agora estou melhor. Tenho 71 anos e vou chegar nos 100”. Clodomira Malaquias Rosada, 71 anos.

“Fico feliz. E uma defesa nossa. Ficamos feliz que tenha essa vacina pra nós”, declarou Eloi Nagel. “Graças a Deus, era o que estávamos esperando”, diz aliviada a dona Alzira Santos Adriano. “Muito feliz por mim e por todos que tomaram. Fui bem tratado”, confirmou seu Moreira.

Dona Ana Lúcia Alves lembra que nunca viu uma doença tão perigosa. “Eu estou muito feliz. Uma coisa que Deus me deu muito especial. Que Deus abençoe vocês. Deus que guarde”, disse a toda equipe que está trabalhando na vacinação.

Quando questionado como se sentia ao ser vacinado, Otacílio Modesto, de 70 anos confirmou que estava aliviado. “É bom pra todo mundo. Para todo povo brasileiro. E nova esperança que surge. Muita preocupação no país, no mundo”.

A vacinação está ocorrendo na Estação Ferroviária de Paranaguá, mas as equipes de saúde já percorreram bairros onde há pessoas que estão acamadas e foram até os asilos da cidade para garantir a imunização.

Em três meses de vacinação já são mais de 20 mil doses feitas, sendo 14.402 referente a primeira dose e mais 5.928 da segunda dose aplicadas até o dia 13 de abril.

Os idosos que já tomaram a vacina estimulam outras pessoas a garantirem a imunização. Frases como “tem que se cuidar. Não pode se arriscar”. “Venham se vacinar”. “Venham tomar vacina. Venham mesmo”, se repetem a cada entrevista feita junto aos vacinados.

da SECOM

Deixe o seu comentário