Foram atendidas aproximadamente 300 pessoas nas duas localidades marítimas

A dispensação de Ivermectina continua sendo realizada nas comunidades marítimas e ilhas de Paranaguá. Desta vez, os profissionais de saúde e equipe de apoio estiveram em São Miguel e Ponta de Ubá.

Foram atendidas aproximadamente 300 pessoas nas duas localidades marítimas. A equipe de agentes comunitários de saúde que já atendem essas localidades durante o ano, acompanhados de médico, enfermeira, farmacêutica e demais equipes de apoio levaram as informações e o medicamento para os moradores. “Também fomos até os acamados, pessoas que não poderiam ir ao local de dispensação. Neste sábado, 08 é a vez de Nova Brasília, na Ilha do Mel receber a equipe”, informa a supervisora das comunidades marítimas, Ghislaine Cristina Corrêa.

Não há ainda uma vacina ou medicamento que cure o paciente ou evite a transmissão da doença, contudo, enquanto uma vacina é preparada, em todo o mundo busca-se alternativas e medidas de prevenção para evitar o agravo e mortes pela doença. Medidas como isolamento e/ou distanciamento social, utilização de máscara e reforço na higienização das mãos estão sendo aplicadas e devem ser mantidas para evitar a disseminação do vírus.

Outros métodos têm sido estudados. Esse é o caso da Ivermectina. Estudos in vitro têm mostrado que a medicação inibe a replicação do vírus, por isso, acredita-se que possa reduzir os efeitos mais agravados da doença.

Jornalista: Flávia Adans/SECOM

Deixe o seu comentário