Será nesta sexta-feira, das 14h às 16h, com transmissão pelo Youtube da Secretaria. Os temas são “Alimentação, sustentabilidade e a Covid-19” e “Autonomia culinária para a promoção da alimentação saudável”.

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde promove nesta sexta-feira uma webinar com os temas “Alimentação, sustentabilidade e a Covid-19” e “Autonomia culinária para a promoção da alimentação saudável”.

O encontro será transmitido pelo canal do Youtube da Secretaria, das 14h às 16h, e está sendo organizado pelas divisões de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física e de Vigilância Sanitária de Alimentos.

A promoção da alimentação adequada e saudável está prevista na Política Nacional de Alimentação e Nutrição e nas políticas nacional e estadual de Promoção da Saúde.

No Paraná, as ações da área acontecem em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde abrangendo as várias etapas do cuidado, incluindo as ações de Vigilância Sanitária. A Secretaria da Saúde do Paraná, destaca a importância das boas práticas alimentares em todas as fases da vida.

“A promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde é fundamentada no incentivo, apoio e proteção da saúde. Os profissionais que atuam na atenção primária estão preparados para a abordagem e orientação  ao usuário pessoal, à família e à comunidade”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

A porta de entrada para o usuário que busca apoio sobre práticas alimentares é a Unidade Básica de Saúde, nos municípios. A Secretaria Estadual desenvolve junto às unidades básicas e em parceria com as secretarias municipais vários programas que buscam a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população.

AÇÕES – Entre os programas está o Crescer Saudável, que conta com a adesão de 250 municípios. Consiste em um conjunto de ações articuladas para garantir o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças, oferecendo atividades coletivas de promoção da alimentação saudável e atividade física, com atendimento individualizado para crianças identificadas com obesidade.

Outra estratégia é o Programa Saúde na Escola. Voltado para escolares da educação básica, conta com a participação de 373 municípios, 4.470 escolas e atende a 980.053 estudantes. O programa integra as áreas da Saúde e da Educação e realizou em 2019 mais de 8 mil ações. 

A Secretaria Estadual mantém programas de suplementação de micronutrientes com o objetivo de prevenir e controlar as principais deficiências de vitaminas e minerais junto a grupos prioritários da população, além de polos do  Programa Academia da Saúde que promovem atividades físicas e de alimentação saudável. São 191 polos concluídos e em funcionamento no estado.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA -  A Vigilância Sanitária é o setor da Secretaria da Saúde que se dedica aos cuidados em relação às boas práticas na produção e manipulação de alimentos como forma de minimizar ou eliminar os potenciais riscos à saúde da população.

Entre as várias atividades desenvolvidas pela Vigilância Sanitária de Alimentos destacam-se o monitoramento de resíduos de agrotóxicos nos alimentos hortícolas comercializadas nas Ceasa e também de produtos in natura distribuídos para  alimentação nas escolas estaduais do Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos.

Já com o Programa de Controle de Resíduos de Medicamentos Veterinários em Alimentos de Origem Animal, a Vigilância Sanitária realiza a coleta e análise de produtos para verificação da presença de resíduos químicos de medicamentos que pode predispor ao aparecimento de resistência antimicrobiana na população, gerando sérios impactos no tratamento de patologias graves.

AEN-PR

Deixe o seu comentário