Cidadão informou tentativa de casal que se passava por profissionais na região do bairro Jardim Samambaia. Situação foi repassada à Guarda Civil Municipal para que providências sejam tomadas.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu nesta quinta-feira (11) a informação de que um casal estaria se passando por agente de combate a endemias para tentar praticar assalto na região do bairro Jardim Samambaia, em Paranaguá. A abordagem foi feita a uma idosa da localidade, que ao perceber que ambos não estavam devidamente uniformizados desconfiou e não os deixou adentrar à sua casa. 

Imediatamente a senhora repassou a informação à Semsa, por telefone, que solicitou à Guarda Civil Municipal realização de rondas na região na tentativa de prender a dupla, o que não ocorreu até agora. “É importante que nossa população fique atenta, pois nossos agentes de combate a endemias e os comunitários de saúde estão devidamente identificados”, alertou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro. 

“É importante que nossa população tenha segurança e por isso resolvemos fazer esse alerta. Mas é importante também que nossos agentes, sobretudo os de endemias, entrem nos imóveis para verificar se há criadouros que podem aumentar a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, afirmou a secretária Lígia.

Agentes de combate a endemias trabalham vestidos um colete na cor azul escuro. O lado direito do vestuário, na parte da frente, contém uma logomarca do SUS na parte superior e outra da Semsa no bolso de baixo. Já à direita está o brasão da Prefeitura de Paranaguá com o cargo que eles exercem embaixo. Já na parte de trás do colete está escrito Agente de Endemias com letras na cor azul claro e a logomarca da Secretaria. 

No caso dos agentes comunitários de saúde o colete é na cor cáqui. A frente do vestuário tem uma logomarca da Prefeitura de Paranaguá, na parte superior do lado direito. Já na parte das costas há o nome da Secretaria Municipal de Saúde, o cargo de Agente Comunitário de Saúde e Paranaguá ao final, tudo grifado na cor preta. Os profissionais também usam uma bolsa identificada com as logomarcas da Prefeitura de Paranaguá e da Secretaria Municipal de Saúde, também na cor cáqui. 

Agentes de endemias fazem trabalhos em diferentes regiões da cidade e seus grupos são divididos diariamente para ações específicas de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Já os agentes comunitários de saúde têm uma proximidade maior com a comunidade, pois fazem um trabalho diário de visita e acompanhamento dos pacientes, o que facilita na identificação. Mesmo assim, caso houver dúvida em relação ao profissional que está se apresentando em seu imóvel para realizar um trabalho o cidadão pode telefone para 3420-2810.

SECOM

Deixe o seu comentário