Nesta terça-feira (16), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, realizou uma série de atividades em homenagem ao Dia do Caminhoneiro. O evento ocorreu no pré-gate (SAV), local onde os motoristas aguardam a inspeção dos contêineres e a liberação para acessar o terminal. Em média, o Terminal recebe mil e trezentos caminhoneiros por dia.
As ações aconteceram das 10h às 17h e foram voltadas para o bem-estar, saúde e segurança dos caminhoneiros. Entre os serviços prestados gratuitamente estavam corte de cabelo e barba e aferição de pressão arterial e glicemia. Também houve a entrega brindes e de flyers com orientações sobre segurança no trânsito.
“Os caminhoneiros são parceiros da TCP, pois desempenham um papel fundamental na cadeia logística brasileira, conectando o país de ponta a ponta. Por isso, esta ação tem como foco proporcionar um momento de bem-estar e cuidado para esses profissionais”, explicou Kayo Zaiats, gerente de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente da TCP.
Equipes do SEST-SENAT estiveram presentes e realizaram uma ação especial sobre segurança no trânsito. Uma pista com obstáculos foi instalada para que os participantes a percorressem fazendo o uso de um óculos especial que simula o estado de embriaguez.
“Algumas das atividades realizadas neste dia buscam não apenas promover o bem-estar e a saúde desses profissionais, mas também reforçar o papel dos motoristas como multiplicadores de boas práticas para a segurança no trânsito”, comentou Zaiats.
Outro destaque foi a presença da equipe da Central de Atendimento ao Cliente (CAC) da TCP, que orientou os motoristas sobre o uso do aplicativo TCP Go. A ferramenta facilita o agendamento de entradas e saídas no terminal, reduzindo o tempo de espera no Gate. “A adoção do TCP GO permite otimizar o fluxo de caminhões, estabelecer um canal de comunicação direta com os motoristas e aprimorar a do experiência do cliente no Terminal. Essa iniciativa torna os processos mais eficientes, com foco permanente na elevação da satisfação de nossos parceiros”, destacou o gerente comercial, de logística e atendimento da TCP, Giovanni Guidolim.
Novo Gate da TCP completa um ano com alta de 10% no fluxo de cargas
Em maio de 2025, a conclusão das obras de modernização do Gate 1, principal via de acesso rodoviário ao pátio de operações da TCP completou um ano. Com um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, o projeto reestruturou completamente a estrutura, que passou a contar com oito pistas, quatro de entrada, duas de saída e duas bidirecionais, sendo que três estão preparadas para receber bitrens.
O investimento também resultou na construção do Gate 3, localizado ao lado do acesso ferroviário, que conta com uma pista bidirecional pronta para bitrens.
Entre maio de 2024 e abril de 2025, quando a conclusão da obra completou um ano, a TCP registrou a passagem de cerca de 461 mil caminhões e de 594 mil contêineres pelo Gate 1, número 10% superior ao mesmo período entre 2023 e 2024, anterior à modernização.
A modernização contemplou a atualização do projeto arquitetônico e a implementação de melhorias, como a substituição de cabines de atendimento manuais por totens totalmente automatizados. Essa mudança, somada à integração do sistema com o aplicativo para motoristas, o TCP GO, excluiu a necessidade do uso de papel nos processos de agendamento de entrada e na emissão do recibo de saída de cargas, tornando a operação mais sustentável e paperless.
Ainda no campo da infraestrutura, a reforma do pátio de triagem (pré-gate), finalizada em abril de 2025, já traz novos ganhos importantes em produtividade. O número de vias de acesso no local foi duplicado — de duas para quatro — e as áreas de apoio aos motoristas passaram por reformas. O investimento, de cerca de R$ 1,5 milhão, ampliou de 80 para 160 veículos por hora a capacidade de triagem, contribuindo para um fluxo mais dinâmico e menor tempo de espera.
da Assessoria