Quando se fala em saneamento básico a visão popular logo materializa a água saindo da torneira e obras nas ruas. No entanto, para que o saneamento aconteça diariamente em nossa cidade, são mais de 200 envolvidos em um trabalho fundamental e, para quem vê de fora, quase invisível.
Prestes a completar 29 anos trabalhando com saneamento, Pedro da Silva Filho faz questão de dizer que “o saneamento é tudo!”. Como encanador de redes, Pedro conta que uma das coisas que mais marcou sua trajetória foram as fortes chuvas de 2011, que causaram deslizamentos na Serra do Mar e a perda de uma das captações de água da concessionária. “Quando eu cheguei lá onde eu me criei e vi tudo destruído isso me marcou muito, mas foi muito gratificante saber que nós trabalhamos dia e noite até conseguir voltar a mandar água para Paranaguá”, relembra.
Para que cada cidadão possa abrir a torneira e encher um copo d’água existe um longo caminho. O tratamento é uma etapa essencial para que esse hábito diário possa se repetir. Renato Rosina é operador de sistema de tratamento de água e sabe da importância que o saneamento tem para o bem-estar, saúde e qualidade de vida da população. “As pessoas abrem a torneira e sabem que sai água, mas não sabem como funciona o processo até chegar na casa delas. Eu me sinto privilegiado em trabalhar em uma empresa de saneamento e podendo levar qualidade de vida para todas as pessoas!”, declara Rosina.
Mas nem só de obras, manutenções e tratamento se faz saneamento. Eliane Alves é analista administrativa e está na companhia há 29 anos. Com um olhar atento e dedicado à gestão dos contratos da companhia, Eliane relata muitas mudanças que acompanharam sua trajetória. Entre elas a valorização da sustentabilidade e responsabilidade social, mostrando que a entrega para a cidade vai além dos serviços obrigatórios. “Projetos como a coleta de óleo, as ações nas escolas e a sensibilização mostram que a empresa quer estar mais próxima da população”.
No entanto, Rosina lembra que nem sempre o trabalho e esforço de quem trabalha com saneamento é visto. “Quem trabalha com saneamento muitas vezes passa despercebido. Muitas vezes a população não sabe como funciona o tratamento, mas se não fosse esse profissional do saneamento, talvez a saúde e a taxa de mortalidade fossem piores do que é hoje”, afirma Rosina.
“Seja na área administrativa, operacional ou no atendimento ao cliente, cada colaborador tem um papel essencial para garantir que os serviços prestados cheguem de forma segura para a população parnanguara. É preciso exaltar o trabalho diário de cada um aqui dentro, uma valorização que não pode parar no dia 1º de maio”, afirma Wagner Souza, diretor geral da Paranaguá Saneamento.
Nota de serviço:
Em razão do feriado a Paranaguá Saneamento informa que os clientes poderão contar com seus canais digitais de atendimento para a realização de serviços e esclarecimento de dúvidas. Assim os clientes tem a garantia de maior comodidade e agilidade durante o feriado.
Por meio do site www.digiigua.com.br, do canal de WhatsApp (041) 99244-5030 e da Central de Atendimento Telefônico, pelo telefone 0800 4000 520, os clientes podem solicitar uma série de serviços como emissão de segunda via de fatura, consulta de débitos, comunicação de vazamentos, atualização cadastral, entre outros.
“Nosso compromisso é assegurar que o atendimento ao cliente continue de forma prática e eficiente, mesmo durante o feriado. Os canais digitais estão disponíveis 24 horas por dia e podem ser acessados de maneira simples e rápida”, ressalta o Wagner Souza, diretor geral da concessionária.
No dia 02/05, sexta-feira a loja de atendimento, estará funcionando no horário das 08h às 17h, na Rua Vieira dos Santos, 333 – Campo Grande.