Executivo destaca principais estratégias para o desenvolvimento da companhia
Divulgação TCP

Em dezembro de 2025, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, nomeou Michael Zhang como seu novo vice-CEO. Com uma vasta experiência em operações portuárias, logística e desenvolvimento de negócios, Zhang terá um papel fundamental para ampliar o protagonismo da TCP como um terminal de referência em eficiência e inovação em toda a América Latina.

Atualmente, a TCP é o terceiro maior terminal portuário do Brasil e o maior da Região Sul em movimentação. Entre janeiro e novembro de 2025, a TCP registrou uma movimentação de 1.518.385 de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O marco de 1,5 milhão de TEU foi ultrapassado na madrugada do dia 28 de novembro, 20 dias mais cedo do que em 2024.

A vinda de Zhang para o Terminal de Contêineres de Paranaguá faz parte de uma iniciativa estratégica para fortalecer a liderança da TCP na região e acelerar os objetivos de crescimento da companhia no longo prazo, alinhando a experiência internacional do novo vice-CEO à sua visão para inovação e competitividade.

O novo vice-CEO destaca que os principais objetivos da TCP para os próximos anos são o aumento da capacidade operacional para atender à crescente demanda do comércio exterior, impulsionar a transformação digital para melhorar a eficiência e a experiência do cliente, fortalecer as iniciativas de sustentabilidade para alinhar a companhia aos padrões ambientais globais, e manter a competitividade do Terminal em um setor portuário e logístico em rápida evolução.

“No curto prazo, os clientes da TCP podem esperar melhoria na qualidade dos serviços, maior capacidade de resposta e um compromisso inabalável com a excelência operacional. Olhando para o futuro, a TCP continuará a expandir a sua capacidade, integrar tecnologias de ponta e oferecer soluções inovadoras e sustentáveis que reforçam o papel estratégico do Brasil no comércio global. A nossa visão é transformar a TCP em uma referência de eficiência e inovação na América Latina, impulsionando o crescimento dos nossos clientes e contribuindo para a competitividade da economia brasileira”, explica Zhang.

Zhang possui mestrado em administração de empresas e em gestão de projetos, refletindo uma sólida base acadêmica tanto em disciplinas de gestão quanto técnicas, e está realizando doutorado em Transportes e Logística na Southeast University, na China.

Entre as experiências adquiridas ao longo de sua carreira, Zhang já atuou como gerente de investimentos internacional do Departamento de Promoção de Investimentos da Dalian Port Group Co.; diretor geral do Departamento de Mercado Internacional e Negócios da Djibouti International Industrial Park Operations Co.; gerente de desenvolvimento da Divisão de Desenvolvimento e Construção do Liaoning Port Group; e diretor geral adjunto, diretor do Conselho Jurídico e diretor de compliance da Shenzhen Merchants Qianhai Bay Real Estate Co.

“Desenvolvi fortes competências de liderança, capacidade para gerir projetos complexos e experiência em alinhar equipes em torno de objetivos comuns. Estas competências são essenciais para impulsionar o crescimento da TCP, garantir a excelência operacional e promover a inovação num mercado altamente competitivo”, afirma o vice-CEO.

Para o executivo, a TCP tem reforçado seu papel como um eixo fundamental para o comércio exterior brasileiro e, com investimentos contínuos em infraestrutura e serviços alinhados a padrões globais, o Terminal deve contribuir para reduzir os custos logísticos, aumentar a confiabilidade da cadeia de abastecimento e apoiar o crescimento econômico do país.

Zhang também ressalta o compromisso da companhia em dar prioridade à comunicação clara e transparente com os colaboradores, ao empoderamento e ao investimento direcionado ao desenvolvimento profissional, garantindo que todos os membros do time da TCP tenham as ferramentas e a confiança necessárias para se destacarem. Hoje, a TCP é o maior empregador privado do litoral paranaense, e conta com uma equipe de mais de 1.700 colaboradores. “Estamos empenhados em cultivar uma cultura de inovação, colaboração e sustentabilidade, posicionando a TCP como um empregador de referência, um centro de talentos e líderes no setor”, conclui.

Sobre a TCP

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, é o maior empregador do litoral paranaense, com mais de 1.700 colaboradores, e possui uma trajetória sólida no mercado desde 1998, destacando-se por sua ampla gama de serviços logísticos e soluções completas para exportadores e importadores.

A TCP possui a maior frota de Terminal Tractors e guindastes RTG entre os terminais brasileiros, o maior pátio para armazenagem de contêineres refrigerados da América do Sul, armazém alfandegado próprio, área moderna para cargas perigosas, equipe especializada na operação de cargas projeto, e é o único terminal da Região Sul do país a possuir acesso direto da malha ferroviária à área alfandegada.

Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China.

Deixe o seu comentário