A Paranaguá Saneamento, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Paranaguá e integrante do Grupo Iguá, participou de uma importante reunião na última quarta-feira (06/08), no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado do Paraná, para apresentar os avanços e o plano de investimentos para a implantação do sistema de esgotamento sanitário da Ilha do Mel.
O encontro contou com a presença do vice-governador do Estado, Darci Piana; do Superintendente Geral de Relações Institucionais, Renato Adur; do Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; da vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Ilhas e Pesca, Marcio Vega, dos Diretores Geral e Operacional da concessionária, Wagner Souza e Eric Maffazzioli, respectivamente, além de lideranças locais.
Com investimento superior a R$ 30 milhões, a obra tornará a Ilha do Mel a primeira ilha brasileira sem tráfego de veículos movidos a combustão a contar com sistema completo de coleta e tratamento de esgoto, um marco para o desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e qualidade de vida no litoral do Paraná.
As obras de assentamento de redes de esgoto iniciaram no dia 15 de julho com a implantação das primeiras tubulações nas proximidades da Capela São Pedro, na comunidade de Brasília. Essa etapa contempla escavações e assentamento das redes coletoras que vão do Campinho até o Centro de Triagem de Resíduos, em Nova Brasília.
“Estamos falando de saúde pública, respeito ao meio ambiente, qualidade de vida, geração de renda por meio do incentivo ao turismo sustentável, além de valorização dos imóveis da ilha. Investir em saneamento na Ilha do Mel é proteger um dos maiores patrimônios naturais do país, garantindo dignidade aos moradores e turistas, além de criar um legado para as futuras gerações”, afirmou o Diretor Geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.
A iniciativa beneficiará diretamente cerca de 11 mil pessoas, entre turistas que visitam a unidade de conservação e moradores. Ao longo deste ano, a Ilha do Mel já recebeu aproximadamente 139 mil visitantes até o mês de julho. Um dos diferenciais da obra, segundo o secretário Rafael Greca, é o acompanhamento arqueológico permanente durante toda a execução, assegurando o respeito ao patrimônio histórico e cultural da região.
Segundo o diretor operacional da Paranaguá Saneamento, Eric Maffazzioli, é satisfatório estar à frente de um projeto que vai transformar a realidade do saneamento em um dos destinos mais importantes do litoral paranaense. “A obra na Ilha do Mel exige um planejamento técnico detalhado e execução cuidadosa, considerando as particularidades ambientais e logísticas da região", destacou.
Todas as fases do projeto foram conduzidas com participação ativa da comunidade local, por meio de consultas livres, prévias e informadas.