Ação teve a participação de 12 municípios brasileiros, selecionados pelo Sebrae e pelo BID para participar no Programa Turismo Futuro Brasil
Encerramento foi realizado na Fecomércio PR, em Curitiba. Foto: Ivo Lima.

Lideranças, técnicos, prefeitos e especialistas do setor de turismo das cinco regiões do Brasil concluíram, nesta sexta-feira (12), as visitas técnicas, debates e trocas de experiências com foco no desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). As atividades do dia foram realizadas na Fecomércio PR e contaram com a apresentação do trabalho realizado no DTI de Curitiba, que reúne os setores público, privado, instituições de ensino e comunidade.

O grupo realizou visitas em pontos estratégicos que trabalham com o assunto na capital paranaense, como o Mercado Municipal, a Fazenda Urbana, o Jardim Botânico e o FabLab, modelos que conectam as pessoas com a cidade e trazem novos significados para ambientes públicos. A coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia, explicou que a vivência possibilita que os gestores tenham acesso a ações que podem ser replicadas incluir em suas cidades.

“Essa aproximação permite que os gestores dos 12 municípios possam criar uma rede onde as experiências, desafios e soluções locais possam ser compartilhadas e percebidas, a fim de promover melhorias para suas regiões. Com a continuidade do programa, vamos seguir ao lado dos participantes para contribuir na execução de ações que possam fortalecer os DTI”, afirmou.

A ação teve como foco promover a troca de conhecimentos e experiências entre os destinos turísticos brasileiros participantes do programa, por meio de uma agenda institucional, vivencial e técnica.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), Tatiana Turra, apresentou o DTI de Curitiba, explicou sobre a formação do grupo na capital paranaense e a identificação de diferentes pontos de atuação.

"Realizamos visitas técnicas para espaços conhecidos de turismo, mas nós vamos um passo à frente, ir além do olhar para os atrativos turísticos e ver também como os ambientes presentes na cidade podem servir ao turismo dentro desse processo”, pontuou.

O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack, durante sua fala ao lado da coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez. Foto: Ivo Lima.

Outro ponto da programação foi realizado, na quarta-feira (10), com a assinatura do termo de compromisso do Programa Turismo Futuro Brasil, uma parceria entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o propósito de estimular o desenvolvimento dos destinos e negócios em 12 cidades brasileiras.

“Quanto melhor for a cidade para quem mora, mais acessível e disponível será para o turista. Estamos trabalhando com o objetivo de ampliar a interação e integração do visitante durante toda a jornada, para que isso possa melhorar a experiência do turista e do morador local”, ressaltou a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez.

O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack, indicou a necessidade de dedicar esforços ao assunto.

“O pertencimento do comércio, do turismo e dos serviços é fundamental. Reforçamos o comprometimento da Fecomércio PR em ampliar as ações do turismo e de estar presente nesse ecossistema”, completou.

O prefeito de Penedo (AL), Ronaldo Lopes, ressaltou os 387 anos de história do município e de como isso, ao lado dos espaços culturais da cidade, possuem valor para atração de investimento.

"Vemos o turismo como grande incentivador à geração de emprego e de renda na nossa cidade. Com a assessoria do Sebrae e do Bid e o intercâmbio entre o nosso grupo, vamos ter a possibilidade de alcançar os objetivos de uma forma mais rápida e mostrar o nosso espaço além das praias da região, conhecidas por todo o Brasil”, indicou.

O diretor de políticas de turismo e inovação da Belotur, em Belo Horizonte (MG), Marcos Boffa, exaltou a necessidade de encontrar meios de movimentar todo o ecossistema.

"Curitiba é um destino estabelecido e essa experiência nos auxilia a conhecer e avançar nos processos. É uma caminhada contínua, onde é preciso manter o fôlego para encontrar as melhores formas de fortalecer a cidade como um DTI. O Programa Turismo Futuro Brasil será um grande apoiador para que possamos seguir com o trabalho", comentou.

DTI

O Programa Turismo Futuro Brasil é uma parceria estratégica estabelecida entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujo objetivo é apoiar a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação da estratégia de Destino Turístico Inteligente em doze municípios no Brasil.

A estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) será aplicada em: Pirenópolis (GO) e Bonito (MS), no Centro-Oeste; Penedo (AL), São Luís (MA) e Recife (PE), no Nordeste; Belém (PA) e Novo Airão (AM), no Norte; Curitiba (PR) e Bombinhas (SC), no Sul; e Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ), no Sudeste.

Assessoria de Imprensa Sebrae Paraná

Deixe o seu comentário