População foi orientada sobre os riscos de manter locais com água parada em suas residências

Na manhã desta terça-feira, 19, foi iniciada ação conjunta para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e outras doenças. Durante todo o ano, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde trabalham para evitar a proliferação do inseto. Os agentes de endemias executam ações diariamente em residências e empresas levando conscientização, fiscalização e remoção de criadouros aos bairros da cidade, contudo, com a chegada dos dias mais quentes e chuvosos, o cuidado precisa ser redobrado.

Pensando nisso, por orientação do prefeito Marcelo Roque, as secretarias municipais se uniram mais uma vez para uma ação conjunta com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e apoio da 1.ª Regional de Saúde do Governo do Estado.

O principal objetivo da iniciativa da Prefeitura de Paranaguá é promover ações educativas em bairros onde os índices de focos do mosquito Aedes Aegypti estão presentes. A ação conjunta iniciou na Ilha dos Valadares, no Itiberê com equipes das secretarias municipais removendo possíveis criadouros e conversando com a população.

“O poder Público tem feito sua parte com a limpeza das praças e vias e tem melhorado muito, mas o Lira que é o Levantamento Rápido de Índices de Amostragem realizado há cada dois meses, nos mostra que o número de focos do mosquito é grande. O trabalho de combate é feito o ano inteiro, mas neste período de calor e chuvas o serviço precisa ser redobrado e desde 2017 realizamos mutirões para a retirada de criadouros do Aedes Aegypti e enfatizarmos a importância da participação da população para evitar essa doença”, destaca o prefeito.

Marcelo Roque acompanhou junto às equipes toda a ação, recolhendo possíveis criadouros e conversando com moradores. “Temos aqui equipes de todas as secretarias trabalhando para que não tenhamos como em 2016, uma epidemia de dengue. Pedimos que a população tenha a consciência de que o agente de endemias vai a sua residência para remover esses criadouros e passar orientações importantes. Pedimos que os moradores permitam a entrada do profissional, prendam os cães e recebam as informações que são fundamentais para que não tenhamos pessoas doentes e até, infelizmente, falecendo em decorrência dessa doença”, enfatiza o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina Campos Cordeiro frisa que o trabalho dos agentes de endemias é ininterrupto e neste período do ano os serviços são ainda mais intensificados. “Não podemos descuidar. Precisamos eliminar o vetor Aedes Aegypti. Todos os bairros de Paranaguá receberão ações como esta, mas o início ocorreu na Ilha dos Valadares em decorrência do grande número populacional e também porque no Itiberê houve uma grande concentração do mosquito”, informa a secretária.

O vereador Fábio Santos também acompanhou os trabalhos. “Pedimos que todos aqui na Ilha dos Valadares fiquem atentos em suas residências evitando água parada mesmo que em uma tampinha de garrafa, um vaso de plantas ou qualquer outro local que acumule água para que juntos possamos combater o Aedes Aegypti”, salienta.

“Toda a cidade deve estar irmanada com a disposição de fazer o seu papel no combate ao Aedes Aegypti verificando em suas residências se não há depósitos de água parada. A dengue é uma doença que pode levar a morte e é com o envolvimento de todos que poderemos combater esse mal”, pontua o vereador Edu que também participou da iniciativa municipal.

Durante todo o percurso, as equipes se depararam com vários tipos de possíveis criadouros, latas, tampinhas de garrafas, sacolas plásticas, garrafas, entre outros. Além disso, algumas pessoas depositaram entulho em locais irregulares preparando um local perfeito para acúmulo de água e a proliferação do mosquito. As equipes fizeram a retirada do lixo e entulhos e alertaram os moradores sobre os riscos de manter resíduos acumulados irregularmente.

VISITA NAS EMISSORAS DE RÁDIO

Ainda na manhã desta terça-feira, 19, o prefeito Marcelo Roque e a secretária de Saúde, Lígia Regina Campos Cordeiro visitaram as emissoras de Rádio 104 FM e Litoral Sul para levar conscientização aos ouvintes. “Queremos atingir o maior número de moradores possível para orientá-los sobre a importância de se evitar o Aedes Aegypti e a imprensa tem um papel fundamental nesta conscientização levando informação aos ouvintes. Sabemos que o alcance é expressivo e pudemos detalhar medidas simples que o morador pode tomar para combater o mosquito e, com isso, evitar a dengue”, observa Marcelo Roque.

SECOM

Deixe o seu comentário