Agência do Trabalhador de Paranaguá está apta para sanar dúvidas sobre a nova ferramenta digital gratuita e disponível para os sistemas Android e iOS
PMP

Paranaguá passou a contar recentemente com um novo aplicativo (app) voltado aos trabalhadores autônomos. O “Paraná Serviços” é uma ferramenta digital que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços e está disponível em diversos municípios paranaenses.

Na tarde desta sexta-feira, 16, o André Telles assessor de Inovação e Tecnologia da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho esteve na Agência do Trabalhador de Paranaguá. Ele explica que o app conecta o contratante com o trabalhador autônomo. “Fizemos uma pesquisa nas Agências do Trabalhador no Estado e constatamos que 35% desses trabalhadores têm potencial para serem autônomos em diversas funções como garçom, diarista, pintor, entre outras mais de cem categorias que elencamos”, informa. 

Criado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e desenvolvido pela Celepar, o aplicativo está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. Ele é uma alternativa para dinamizar as possibilidades de trabalho autônomo no Paraná, que até então ocorriam somente nas Agências do Trabalhador. 

O secretário municipal de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque ressalta que a ferramenta vem de encontro com os objetivos da Prefeitura de Paranaguá e da pasta. “Estamos sempre em diálogo com as empresas para que novas vagas no mercado de trabalho ocorram aos parnanguaras e esta ferramenta vai auxiliar também os autônomos na busca por serviços diversos. Nossa equipe está preparada para dar informações aos cidadãos que precisarem de auxílio na utilização do aplicativo”, afirma. 

“Esta é uma ferramenta vem de encontro com a orientação do Prefeito Marcelo Roque em dar celeridade na geração de emprego e renda aos parnanguaras e agilidade também ao empregador que poderá conferir os perfis dos candidatos e contratar de forma rápida”, destaca Brayan Roque.

“Nossos servidores receberam instrução e estão preparados para dar suporte tanto ao contratante como ao interessado em vagas. Qualquer dúvida, as pessoas podem nos procurar”, salienta o gerente da Agência do Trabalhador de Paranaguá, Fernando Leite de Farias Neto.

O app Paraná Serviços também possui informações sobre microcrédito com a Fomento Paraná. Uma aba no aplicativo permite o trabalhador cadastrar seu e-mail e receber informações sobre possibilidade de acesso a crédito de R$ 10 mil a R$ 20 mil para investir em capacitação ou estruturação. 

PMP

COMO FUNCIONA

Para o contratante, é preciso baixar o aplicativo e pesquisar pelo serviço ou profissional de que necessita. O aplicativo permite a troca de mensagens entre contratante e contratado, onde são acertados o orçamento e o pagamento de comum acordo.

Para o prestador de serviços, basta baixar o aplicativo e se cadastrar como disponível para ser contatado. Na aba do perfil, há possibilidade de personalizar o cadastro com um pequeno currículo e fotos dos trabalhos já realizados.

SECOM

Deixe o seu comentário